BUSCAR
BUSCAR
Recorde

Walfredo tem recorde de pacientes vítimas de acidentes de moto em julho

Foram 860 pessoas recebidas no hospital ao longo dos 31 dias, representando uma média de 27 pacientes por dia
Redação
09/08/2024 | 05:28

O mês de julho de 2024 marcou o recorde de atendimentos a vítimas de acidentes de motocicleta no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A unidade, que é a principal porta de urgência e emergência na Região Metropolitana, recebeu 860 pessoas ao longo dos 31 dias, representando uma média de 27 pessoas por dia.

O número supera em cem pessoas o recorde anterior, que foi exatamente um ano antes, em julho de 2023. E representa ainda um crescimento de 13,6% em relação a junho, que teve 757 pessoas atendidas por queda de moto. Essa foi a primeira vez também que o hospital viu o quantitativo de acidentados por motocicleta cruzar os 770 em um só mês.

Do total de atendidos, 332 pessoas – 38,6% – vieram de acidentes ocorridos em Natal. O dia com mais atendidos foi 28 de julho, um domingo, quando 42 vítimas de acidentes de moto deram entrada no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Para enfrentar a situação, o Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e participação de diversos outros órgãos, vem intensificando nos últimos meses o trabalho de educação e fiscalização no trânsito, em especial na Região Metropolitana, por meio do Programa Vida no Trânsito.

Soma-se a isso a campanha de conscientização recentemente lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN). O trabalho de comunicação conduzido pelo Detran-RN com enfoque na quantidade de motociclistas acidentados atendidos no Walfredo visa sensibilizar os motociclistas para buscar a redução do número de acidentes.

Na mesma tendência, o HMWG também registrou na porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho um aumento de atendimentos em outras áreas de especialidade da unidade, tendo todas elas atingido o número mensal máximo de 2024. Em ortopedia, o aumento foi de 10,3%, passando de 1521 casos em junho para 1678 em julho. Já os casos suspeitos de acidente vascular cerebral subiram 27,8% em um mês, saindo de 355 em junho para 454 no mês seguinte.

No total, a porta de urgência recebeu 6484 pessoas, o maior do ano, representando um aumento nominal de 621 atendimentos e de 10,5% na demanda total. O maior número do ano até então tinha sido em março, com 6049 atendimentos no pronto-socorro. Entre as mais de seis mil pessoas atendidas, 1444 delas ficaram internadas no hospital.

O Governo do Estado e a Sesap estão investindo R$ 9 milhões em obras de reforma e ampliação do hospital. O novo centro cirúrgico, que vai dobrar a capacidade atual do setor, está com 40% da estrutura concluída, enquanto as reformas de um dos andares da enfermaria e do centro de tratamento de queimados da unidade também estão em curso.

“Estamos encarando o grande desafio de seguir com as obras enquanto as demandas têm crescido no hospital. Por isso estamos trabalhando em conjunto para que a entrega de cada obra – hoje são três em curso – ocorra com celeridade. O plano é que em um ano e meio tenhamos uma melhor estruturação da unidade, uma ampliação na capacidade de resposta e, principalmente, mais resolutividade na ambiência hospitalar. Isso traz conforto, qualidade na assistência e dignifica ainda mais o atendimento”, destacou o diretor-geral do hospital, Geraldo Neto.

A ação no Walfredo Gurgel é parte de um pacote que envolve outras dez obras na área da saúde, totalizando mais de R$ 45 milhões investidos em ampliações, reformas e construção em todo o Estado.

Porta do Hospital Walfredo Gurgel: além dos acidentes de moto, unidade bateu recorde de atendimento para outras especialidades, como ortopedia e AVC / Foto: José Aldenir - Agora RN
Porta do Hospital Walfredo Gurgel: além dos acidentes de moto, unidade bateu recorde de atendimento para outras especialidades, como ortopedia e AVC / Foto: José Aldenir - Agora RN
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China
hMPV causa infecção do trato respiratório superior, o resfriado comum
17/01/2025 às 08:51
Uso precoce e prolongado de celulares contribui para ansiedade, depressão e dificuldade de socialização
Psicóloga elogia medida do governo federal que proíbe celulares nas escolas e explica implicações
16/01/2025 às 13:58
RN registra aumento de 30% de casos de Covid-19 em 2025
Número de casos registrados subiu de 332 para 432 entre a última quinzena de dezembro e o início de janeiro
16/01/2025 às 08:32
Farmácia Popular amplia atendimento e chega a mais 22 novos municípios do Rio Grande do Norte
O credenciamento de novas farmácias no estado fortalece o acesso a medicamentos essenciais, priorizando municípios em situação de vulnerabilidade social
15/01/2025 às 17:51
Ministério da Saúde vai avaliar incorporação de Ozempic ao SUS no 1º semestre de 2025
Conitec recebeu solicitação em dezembro, e tema será pautado nos próximos meses
15/01/2025 às 14:57
Parnamirim vacina mais de 300 animais em ação emergencial contra a raiva
Ação emergencial ocorre após confirmação de caso em morcego na região
15/01/2025 às 05:08
Turista paulista morre com suspeita de dengue no RN
Estado registra aumento de 131% nos casos em 2024 e intensifica ações de combate à dengue
15/01/2025 às 05:04
RN cria sala de situação para combater aumento de casos de dengue
Estado intensifica ações de vigilância e controle da doença após aumento de 180% nos casos
14/01/2025 às 05:36
Estados e municípios têm até sexta para retomada de obras do SUS
Adesão pode ser feita por meio dos sistemas Sismob ou InvestSUS
13/01/2025 às 18:34
Demanda por vacinas foi 100% atendida no Rio Grande do Norte
Painel de distribuição do Ministério da Saúde registrou envio de mais de 604 milhões de doses para todo o país entre 2023 e 2024
13/01/2025 às 14:50