Um vídeo publicado nesta quarta-feira 23 no TikTok mostra um grupo de garotos pulando dos trilhos de um trem segundos antes da passagem da composição em Extremoz, na Grande Natal.
As imagens, gravadas por outra pessoa, mostram os adolescentes correndo e atravessando a linha férrea. Poucos segundos depois, o trem passa pelo local.

O vídeo ganhou repercussão nas redes sociais, com críticas ao risco da ação. Até o momento, não houve registro de feridos ou posicionamento da polícia e das autoridades ferroviárias.
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) reforçou que a via férrea é de uso exclusivo dos trens e informou que ara garantir a segurança de funcionários, usuários e da população, os trens circulam com faróis acesos, buzina acionada de forma intermitente e velocidade reduzida nos trechos de maior adensamento urbano.
Confira a nota na íntegra:
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) destaca que a via férrea é de uso exclusivo dos trens, e para a garantir a segurança de funcionários, usuários e população em geral, os trens circulam com faróis acesos, acionamento intermitente da buzina e velocidade reduzida nos trechos de maior adensamento urbano.
Além dessas ações de segurança, a CBTU mantém campanha permanente em suas mídias sociais, e por meio do Projeto CBTU nas Escolas, há mais de uma década, visita instituições de ensino localizadas nas comunidades do entorno da linha férrea, alertando as crianças e jovens sobre as condutas que devem ser adotadas para que não se envolvam em acidentes com os trens urbanos, assim como, em parceria com os órgãos do Programa Vida no Trânsito – PVT (STTU, DETRAN, PRF, DNIT, dentre outros) realiza ações de conscientização junto aos pedestres e condutores de veículos.
Todos esses cuidados são para evitar que situações como a do vídeo ponham em risco a vida da população.