BUSCAR
BUSCAR
Economia

Vendas recuaram 0,3% no varejo potiguar em setembro

Pesquisa Mensal de Comércio mostra variação negativa de 0,3% no índice de volume de vendas do comércio varejista ampliado do RN
Redação
13/11/2025 | 10:55

Em setembro, o índice de volume de vendas do comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte variou -0,3% em relação ao mês de agosto, após variação de 2,2% em agosto. Em relação a setembro do ano passado, as vendas cresceram 5,5%, quinto resultado positivo consecutivo. Os números consideram ajuste sazonal.

As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira 13 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comercio Cidade Alta Rua João Pessoa (46)
Apesar do recuo nas vendas, a receita apresentou variação positiva de 0,2% em setembro, frente ao mês anterior. Foto: José Aldenir / Agora RN

Apesar do recuo nas vendas, a receita apresentou variação positiva de 0,2% em setembro, frente ao mês anterior. Em relação a 2024, o crescimento na receita foi mais expressivo, de 11,0%. O comércio varejista ampliado inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Já no segmento que inclui apenas o comércio de bens não duráveis ou semiduráveis, como hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas não apresentou variação (0,0%) em setembro na comparação com agosto, embora tenha havido uma variação de 0,2% em receita. Frente a setembro de 2024, houve crescimento de 7,9% nas vendas, melhor resultado do ano para o setor no Rio Grande do Norte. O resultado foi acompanhado por um crescimento de 12,7% em receita nominal.

Acumulado no ano e em 12 meses

No acumulado no ano, o volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 3,6% em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, e a receita nominal cresceu 9,1% no mesmo período. Já a variação acumulada em 12 meses foi de 3,9% para vendas e 9,4% para receita.

O comércio varejista ampliado também registrou altas. A variação acumulada no ano foi de 2,3% para volume de vendas e 8,3% para receita nominal em setembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, o volume de vendas do segmento cresceu 3,4%, acompanhado por um crescimento de 9,2% em receita nominal.

Sobre a PMC

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) investiga o comportamento conjuntural do comércio varejista no Brasil, acompanhando, mês a mês, a evolução do volume de vendas e da receita nominal no setor. Os resultados da PMC são utilizados por órgãos governamentais, empresas e instituições financeiras para análise de conjuntura e tomada de decisão. As estatísticas abrangem diferentes segmentos do varejo, além do chamado comércio ampliado.

Os resultados completos da pesquisa podem ser consultados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), no link. A próxima divulgação da PMC, referente a outubro de 2025, está programada para 11 de dezembro.