Competição que volta e meia reserva surpresas, principalmente aos times grandes, a Copa do Brasil dá oportunidade de confrontos improváveis. É a chance que equipes pequenas, com folhas salariais menores, sem estádio próprio – e muitas vezes com calendário curto para o ano – terão de enfrentar alguns dos gigantes do futebol nacional. Democrática, a competição engloba todos os estados brasileiros. ABC e América conheceram também seus rivais e não vão precisar sair do Nordeste.
As partidas foram definidas por meio de sorteio. O ABC, que estava no Pote C, pegou um rival do pote G, o Tuntum (MA). Já o América, no Pote D, vai ao Ceará encarar o Iguatu, que estava no Pote H. Melhor posicionados que os rivais, as equipes potiguares vão jogar a partida da primeira fase da competição fora de casa e precisam apenas de um empate para avançar.
Rival do ABC, o Tuntum – nome da cidade, cerca de 370 km de São Luís – chama atenção pelo desempenho no Campeonato Maranhense de 2022: terminou em sétimo colocado entre oito equipes e foi rebaixado para a segunda divisão do estadual. A classificação veio por meio da vitória da Copa FMF, em que o vencedor da competição pode escolher participar ou da Copa do Brasil, ou da Série D. Pelo segundo ano seguido, o time de Tuntum venceu a competição e escolheu, novamente, disputar o campeonato do formato de mata-mata.
Em 2022, o Tuntum enfrentou ninguém menos do que o Cruzeiro na primeira da história do clube contra um dos gigantes do futebol nacional. E a equipe, aliás, ganhou notoriedade que rendeu até patrocínio para enfrentar o time de Minas Gerais. A partida, transmitida pela plataforma de streaming Amazon Prime Video, ganhou um tempero a mais: o time estampou na camisa a marca da Netflix, plataforma rival.
Desde que o Tuntum ganhou notoriedade, após eliminar o Volta Redonda/RJ vencendo a partida por 4 a 2, fãs de futebol começaram a relacionar o som emitido na vinheta do site de streaming (“Tundum”) com o nome do time e da cidade. Contra o Cruzeiro, não deu para a equipe maranhense. O maior vencedor da história da competição, venceu por 3 a 0.
Já o América vai ao Ceará enfrentar o Iguatu, clube que leva o nome da cidade a cerca de 360 km de Fortaleza. No ano passado, a equipe eliminou o Ceará nas quartas de final e garantiu vaga na Copa do Brasil deste ano. Foi eliminado na semifinal da competição, mas já comemorava o grande feito. Neste ano, o Iguatu foi o segundo colocado do Grupo A, na primeira fase da competição, atrás apenas do Ceará.
Garantido nas quartas de final da competição, entra em campo nos próximos domingo, 12 e 26, contra o Atlético-CE em busca das semifinais. Superando o oponente, enfrentará o Ceará que, com certeza, pensa em revanche. No currículo, títulos da Séries B (2017) e Série C (2012) do Campeonato cearense.