BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Vacina contra o HPV está disponível para usuários da PrEP em Natal  

Imunizante está disponível em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde do município
Redação
04/07/2024 | 16:03

Natal inicia vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) para pessoas com idade entre 15 e 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). A ampliação segue a nota técnica n° 101/24- HPV, lançada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira 3. O imunizante está disponível em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde do município.

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e uma das principais causas relacionadas a doenças como o câncer do colo do útero, de pênis, anus e boca. A vacina contra o HPV é quadrivalente e protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18 (os dois últimos tipos responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer de colo de útero e por mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao HPV).

Capturar
Foto: SMS

Pessoas que utilizam a profilaxia que não receberam nenhuma dose da vacina contra o HPV devem receber três doses do imunizante, com a segunda dose sendo aplicada 2 meses após a primeira, e a terceira 6 meses após a primeira dose. Pessoas em PrEP com o esquema vacinal incompleto devem comparecer a uma sala de vacinas e completar o esquema com as três doses. Para pessoas em uso de PrEP já vacinadas com esquema completo conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais, não deverão ser vacinadas novamente. A vacina contra o HPV não é indicada para gestantes e para qualquer pessoa com alergia a algum dos componentes do imunobiológico.

“Esse público já é acompanhado pelas unidades de saúde para exames preventivos para o HIV. E agora passam a ter direito a serem vacinados com a HPV, já que o Ministério entende que os usuários da PrEP apresentam risco aumentado da aquisição de infecção pelo HPV”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Para se vacinar, o munícipe usuário da PrEP deve apresentar documento comprobatório de uso do medicamento, com prescrição da Profilaxia, cartão de seguimento, entre outros comprovantes, em uma das salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. “É importante ressaltar que essa ampliação é exclusiva para pessoas que usam o medicamento, então as pessoas que procurarem a sala de vacina devem levar algum comprovante de que fazem o acompanhamento da PrEP, para assim poderem receber as doses da vacina”, reforça Tayane Oliveira, responsável tecnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um medicamento indicado para pessoas que não possuem infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus do HIV/Aids. A PrEP é distribuída de forma gratuita pelo município. 

O uso da profilaxia é indicado para pessoas sem infecção pelo HIV, que tenham idade a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 quilos, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco para a aquisição da infecção pelo HIV.

Locais de referência de distribuição da PrEP em Natal

Unidade de Saúde Vale Dourado

Localizada na Rua Irmã Vitória, n.º 706, bairro Nossa Senhora da Apresentação. O agendamento pode ser feito presencialmente na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, ou via WhatsApp, pelo número (84) 98604-5793. 

Unidade de Saúde Panatis

Localizada na Rua Milton Servita de Brito, n.º 994, no Conjunto Panatis II, bairro Potengi. Na unidade de Panatis, o agendamento pode ser feito também de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h na unidade, ou pelo e-mail: esfpanatis@gmail.com. 

Unidade de Saúde Alecrim

Localizada na Rua Fonseca e Silva, 1129, bairro Alecrim. O agendamento é realizado de segunda a sexta na unidade, das 8h às 16h.

Vacina nacional contra Covid está em fase avançada, diz ministra 
Testes clínicos devem começar ainda este ano
12/07/2024 às 22:07
Mortalidade por vírus respiratório em crianças segue alta, diz Fiocruz
Em idosos, mortes estão associadas a gripe, influenza e covid
11/07/2024 às 21:27
Veja como fica lista de medicamentos ofertados pelo Farmácia Popular
Remédios incluídos são para colesterol, Parkinson, glaucoma e rinite
11/07/2024 às 14:05
Em 18 meses, Mais Médicos cresce 81% no Rio Grande do Norte
Desde a posse do presidente Lula, total saltou de 262 para 476
11/07/2024 às 08:47
Anvisa aprova projeto-piloto para bula digital de medicamentos
QR Code nas embalagens vai permitir acesso a informações adicionais
10/07/2024 às 16:10
Novos profissionais do Mais Médicos são incorporados aos municípios do RN
Programa Mais Médico organiza a APS uma vez que ainda existem diversas lacunas assistenciais em vários municípios do estado
10/07/2024 às 15:02
Em 18 meses, Mais Médicos cresce 81,6% no Rio Grande do Norte
Médicos e médicas em atividade se concentram em regiões onde há escassez ou ausência de profissionais de saúde. Novo edital vai contratar mais 3,1 mil profissionais
10/07/2024 às 14:50
Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente
Economia para usuários pode chegar a R$ 400 por ano
10/07/2024 às 14:13
Estratégia de combate ao mosquito da dengue com larvicida vira política nacional
Objetivo é reduzir população de insetos, sobretudo em grandes cidades
10/07/2024 às 07:42
Ministério implanta rede de atenção à saúde indígena no RN e mais um estado
Com a implementação de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e equipes multidisciplinares nas duas unidades federativas, rede de saúde indígena chega a todos os estados do Brasil
06/07/2024 às 13:19