BUSCAR
BUSCAR
Educação

Universidade afirma que ex-BBB Matteus ingressou em curso de engenharia pelo sistema de cotas raciais

O caso não foi denunciado enquanto ele esteve matriculado no instituto de ensino
Redação
14/06/2024 | 13:26

O ex-participante do Big Brother Brasil (BBB), Matteus Amaral, entrou no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) em 2014, utilizando vagas destinadas a candidatos pardos e pretos. A informação foi confirmada pela instituição à CNN por meio de nota oficial.

Segundo o IFFar, a informação sobre a entrada de Matteus está disponível no edital de 2014. A instituição esclareceu que o curso de Engenharia Agrícola, oferecido em parceria com a Unipampa, não é mais ofertado desde 2021 e que Matteus não é mais estudante da universidade.

matteus amaral bbb 24 e1714660011102
Matteus, ex-participante do BBB - Foto: reprodução

Em comunicado, o IFFar destacou as mudanças na Lei de Cotas. “Naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”.

O instituto também mencionou que o edital de 2014 alertava sobre a possibilidade de perda da vaga e aplicação de penalidades legais em caso de fraude, mesmo após a matrícula. A IFFar explicou que, na época, a única forma de investigar fraudes seria por meio de denúncias, o que não ocorreu durante o período em que Matteus frequentou o curso.

A nota do IFFar finalizou esclarecendo que não houve denúncias de fraude contra Matteus enquanto ele esteve matriculado no curso.