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Educação

Undime-RN: Crianças de famílias mais ricas têm melhor aprendizado

Impacto socioeconômico costuma reforçar desigualdades na alfabetização infantil, diz educadora
Redação
03/12/2024 | 05:15

A professora Simone Cortez, assessora pedagógica da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), disse que as questões socioeconômicas influenciam diretamente o processo educativo das crianças. Para ela, crianças com acesso a bens culturais e de famílias com maior poder aquisitivo tendem a apresentar melhores indicadores educacionais.

“No campo da alfabetização, que vai desde a educação infantil até quase toda a educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental, é direito do estudante ter uma alfabetização de qualidade. Precisa haver essa reflexão o tempo inteiro, olhando para esses indicadores, as crianças brancas aprendem? As crianças pardas e negras aprendem do mesmo modo? Como é que isso se dá? A questão também dos dados socioeconômicos. Realmente persiste o indicador de aprendizado maior, as crianças que têm acesso aos bens culturais, as crianças que são denominadas na nossa sociedade como aquelas que são de famílias que têm um padrão econômico melhor”, pontuou ela, ao destacar a necessidade de reflexão constante sobre os indicadores de aprendizagem.

Simone Cortez reforçou a importância de políticas que promovam equidade, atendendo às especificidades de cada estudante, seja pelo recorte racial, socioeconômico ou pela localização geográfica, como áreas rurais e urbanas. “Preciso ofertar uma educação que chegue a todos, mas tenho cada um em particular, então tenho que olhar para quem é negro, para quem é menino, menina, eu tenho que olhar também para as pessoas que residem no campo, para as pessoas que residem nas áreas urbanas das nossas cidades”, disse, em entrevista ao Jornal da Cidade, da 94 FM, nesta segunda-feira 2.

A representante da Undime-RN, que já foi dirigente municipal de Educação do município de Campo Redondo, frisou a importância dos pesquisadores para melhorias no processo educativo. “Tudo isso reflete a importância que nós temos como profissionais, como pesquisadores também, como curiosos da área da educação, em saber como os indicadores precisam ser organizados para equidade”.

37% das crianças do RN foram alfabetizadas no 2º ano do fundamental

De acordo com 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, publicado em maio de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 37% das crianças potiguares e 34% das natalenses foram alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental em 2023. No estado, a avaliação contou com a participação de 79% dos alunos das redes públicas potiguares.

Ainda de acordo com os números divulgados pelo MEC, dos 167 municípios potiguares, apenas sete alcançaram percentual superior a 60% de alunos alfabetizados. Desses, o município de Severiano Melo, no Alto Oeste potiguar, registrou percentual acima de 70% de alfabetização.

Os dados foram considerados “insatisfatórios” pela secretária Adjunta de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal, Naire Jane Capistrano. “Os dados nacionais e do município de Natal apresentam dados insatisfatórios. Nesse sentido, a análise dos dados do município de Natal aponta para a necessidade de ações interventivas urgentes e responsáveis para reverter esse quadro. Dentre as ações, o município de Natal desenvolve programa de correção de fluxo; fez adesão a programas nacionais em prol da alfabetização e adquiriu soluções educacionais, como plataformas com material didático adequado para intervir nessa situação”, comentou.

“No contexto atual, além de buscar bons resultados, estamos preocupados em identificar dados estatísticos que explicitem os indicadores que contribuem para os resultados alcançados. Essa compreensão nos permite planejar de modo mais assertivo”, disse ela, em entrevista ao AGORA RN.

Assessora pedagógica Simone Cortez ressaltou a importância de observar de perto os indicadores educacionais / Foto: Reprodução
Assessora pedagógica Simone Cortez ressaltou a importância de observar de perto os indicadores educacionais / Foto: Reprodução

Seminário Crescendo Juntos. Durante a entrevista, Simone Cortez convidou educadores para participar do seminário “Crescendo Juntos”, promovido pela Undime-RN, que acontecerá no Teatro Riachuelo, em Natal, a partir das 8h da próxima quinta-feira 5.

O evento é voltado para educadores, gestores escolares, estudantes de pedagogia, profissionais de comunicação e o público interessado em educação inclusiva e ética na educação. O momento vai contar com palestras e bate-papo com outros especialistas da área da educação e comunicação. As inscrições estão abertas no seminariocrescendojuntos.com ou no @seminariocrescendojuntos. Lá, também é possível conferir a programação completa.

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