O secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, voltou à cidade nesta quarta-feira 18 após uma viagem marcada pela tensão. Ele integrava a comitiva brasileira que estava em Israel quando começou o conflito entre o país e o Irã, no último fim de semana.
O grupo deixou Israel por terra, cruzou a Jordânia e chegou à Arábia Saudita, onde embarcou em um voo particular providenciado pela família do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. A aeronave fez escalas na Espanha e em Cabo Verde, antes de pousar em Natal às 10h02 desta quarta-feira. Ao todo, 12 políticos e um filho do prefeito compunham a comitiva.

“O aprendizado de vida é que a gente sempre precisa estar próximo de Deus e em contato com pessoas. São elas que ajudam”, disse Vagner. Segundo ele, mesmo sob sirenes e alertas de ataques, os israelenses mantinham a calma. “Eles diziam: ‘A gente vive isso o tempo todo. Seguimos trabalhando, fazendo o país avançar’.”
Apesar dos riscos, ele considera a experiência válida. “O pouco que conseguimos fazer da missão, que foram três dias, vimos bastante coisa interessante”, afirmou. Vagner ainda destacou a prontidão para se abrigar em caso de ataque: “Quando as sirenes tocavam, era um minuto e meio até o abrigo. Por sorte, era perto de onde estávamos.”.