BUSCAR
BUSCAR
Felcs
UFRN firma convênio prioneiro com universidade da Alemanha
Todos os planos previstos no acordo foram tratados on-line, com reuniões entre os coordenadores do convênio entre maio e junho, tanto da Universidade Internacional de Ciências Aplicadas do SDI como da Felcs
Redação
10/08/2021 | 08:35

Assinado entre a Universidade Internacional de Ciências Aplicadas do Instituto de Munique Sprachen & Dolmetscher (SDI), na Alemanha, e a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (Felcs/UFRN), o primeiro acordo internacional entre a instituição brasileira e a europeia contempla várias ações importantes para internacionalização da Felcs, em relação ao ensino e às pesquisa desenvolvidas pela faculdade.

O convênio firmado entre as duas instituições de ensino aconteceu por meio da coordenação da professora Nuria Nieto Nunes e do diretor da Felcs, Alex Gomes, contemplando planos como a execução de projetos de pesquisa no ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira; a participação de professores, tanto da Felcs como da universidade alemã da SDI, em disciplinas da pós-graduação; a coorientação nos programas de pós-graduação das instituições participantes; e o estabelecimento de grupo de pesquisa em cooperação entre a faculdade e a universidade alemã, além de outros pontos acordados entre ambas.

Todos os planos previstos no acordo foram tratados on-line, com reuniões entre os coordenadores do convênio entre maio e junho, tanto da Universidade Internacional de Ciências Aplicadas do SDI como da Felcs. Com a formalização do acordo, as documentações do convênio foram submetidas à Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) da UFRN e, em seguida, o acordo foi assinado pelos reitores de ambas as instituições em 8 de julho.

Sobre o convênio, o diretor da Felcs, Alex Gomes, demonstra entusiasmo com as novas possibilidades e oportunidades que a parceria poderá oferecer. “Estamos muito felizes com a assinatura desse convênio, inicialmente por ser o primeiro acordo de cooperação internacional da FELCS. […] A partir dele, a Felcs insere-se na rota da internacionalização, bandeira tão defendida pela UFRN hoje”, comenta.

A parceria entre as duas instituições de ensino já trouxe uma aluna para a Felcs, que está no mestrado da universidade da SDI e estagia sob orientação do professor Alex Gomes. “Temos total certeza de que isso também motivará outros docentes a formalizarem ações nesse sentido [internacionalização] e fortalecer cada vez nossa Felcs, que não tem medido esforços para sua consolidação”, afirma Alex.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.