A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inaugura nesta quarta-feira 25, às 19h, a Sala de Artes Gevaldo Cruz, no Complexo Cultural da Uern, localizado na Zona Norte de Natal. O espaço será utilizado para aulas, ensaios, apresentações cênicas e ações formativas e artísticas, com entrada gratuita na cerimônia de inauguração.
A nova sala possui sistema de som, iluminação cênica, climatização e arquibancadas com capacidade para até 150 pessoas. Segundo a Uern, a estrutura poderá receber espetáculos de diferentes linguagens e estéticas teatrais, com apresentações gratuitas ou a preços populares.

A sala será destinada prioritariamente às atividades da universidade e de grupos parceiros. Uma das parcerias já firmadas é com a Fagulha Produções, que integra a organização da iniciativa.
A diretora da Uern Natal, professora Patrícia Moreira, afirmou que “é mais do que a inauguração de um espaço físico. É a materialização de um vínculo com a comunidade, com os artistas e com a cultura local. A Sala Gevaldo Cruz é um espaço que a Uern disponibiliza para a cidade, especialmente para a zona Norte. Representa o compromisso de uma universidade que forma, promove e transforma por meio da arte”.
A diretora da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), professora Irene van den Berg, disse que “a Sala Gevaldo Cruz representa um marco para a democratização do acesso à arte na zona Norte de Natal, uma região historicamente marcada pela ausência de equipamentos culturais e pelo acesso desigual a atividades artísticas. O novo espaço reforça o compromisso da Uern, por meio da EdUCA/Proex, de descentralizar e interiorizar a produção cultural, valorizando artistas locais, formando novos públicos e promovendo ações que estimulem o pertencimento e a transformação social por meio da arte”.
O coordenador artístico do Grupo de Teatro Baobá e diretor da Fagulha Produções, Denilson David, afirmou que “essa inauguração simboliza a realização de um sonho coletivo, construído com esforço, afeto e resistência. Para nós, do Grupo de Teatro Baobá, e para todos que atuam na Zona Norte de Natal, é um marco histórico ter uma sala equipada, acessível e viva, onde a arte possa florescer, formar, emocionar e transformar. Ter contribuído para a construção desse sonho foi algo profundamente especial. A cada novo projeto aprovado, tínhamos a certeza de que estávamos mais perto de torná-lo realidade. Essa conquista reafirma que os territórios periféricos também são espaços de potência criativa. Que a Sala Gevaldo Cruz seja um pólo democrático de criação e encontro, especialmente para todos os fazedores de cultura da nossa zona Norte”.
A conquista da sala foi viabilizada com recursos obtidos através de projetos submetidos pelo Grupo Baobá e pela Fagulha Produções a editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado do RN.
A programação de inauguração inclui apresentações dos grupos Vidarts de Dança Popular, Baobá de Teatro e Cinese de Dança Contemporânea. Também será lançada a programação da OBA – Mostra de Teatro, em celebração aos sete anos do Grupo Baobá, e a nova temporada do espetáculo Me Chame Pelo Meu Nome, do Grupo Cinese.
A sala leva o nome do professor Gevaldo Cruz, que atuou como dançarino, coreógrafo e mobilizador social na implantação do Complexo Cultural da Uern. Gevaldo foi criador do Grupo de Dança Vidarts, concluiu graduação em Ciências da Religião em 2016 e refletiu em sua monografia sobre preconceitos e religiosidade na dança com base em espetáculos criados por ele, como Afro-Brasil e Clareou.