A Casa Branca trocou o retrato oficial do ex-presidente Joe Biden por uma imagem de uma caneta automática na galeria conhecida como Presidential Walk of Fame, na Colunata da Ala Oeste. A mudança foi divulgada na tarde desta quarta-feira 24 pelo perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais.
A publicação traz duas imagens. Na primeira, o presidente Donald Trump aparece observando os quadros dos presidentes norte-americanos. Na segunda, entre duas fotos oficiais de Trump, aparece a imagem de uma caneta automática.
![[vídeo] trump troca foto de biden por imagem de caneta na galeria de presidentes da casa branca | notícias do rio grande do norte caneta2](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/09/caneta2-830x468.avif)
A assessora de comunicação da Casa Branca, Margo Martin, também postou um vídeo da galeria no X (antigo Twitter), com a legenda:
“A Calçada da Fama Presidencial chegou na Colunata da Ala Oeste. Aguarde por isso…🖊️👀”. O vídeo termina com destaque para o quadro da caneta.
Autopen
A substituição da imagem ocorre em meio a críticas do governo Trump ao uso do “autopen” por Biden para assinar documentos oficiais no fim de seu mandato. O autopen, ou caneta automática, é um dispositivo usado para reproduzir assinaturas autênticas. O recurso é utilizado por presidentes dos EUA há décadas.
Em março, Trump afirmou que alguns dos perdões concedidos por Biden seriam inválidos, pois teriam sido assinados por auxiliares usando o autopen, sem conhecimento direto do presidente. O governo republicano anunciou a abertura de uma investigação para apurar esses atos.
Em entrevista ao jornal The New York Times, Biden admitiu o uso do autopen para emitir perdões presidenciais em janeiro de 2025 e afirmou: “Eu tomei cada uma daquelas decisões. Eu sei o quão vingativo Trump é. Todo mundo sabe. Então, sabíamos que fariam exatamente o que estão fazendo agora (risos). Minha família não fez nada de errado. (…) Eu simplesmente sei como ele age, então eu tomei conscientemente todas aquelas decisões [perdões presidenciais], entre outras.”
Trump e seus aliados sustentam que Biden não participou ativamente das decisões presidenciais no fim do mandato devido a um suposto declínio cognitivo. Biden, afastado da vida pública desde maio após ser diagnosticado com câncer, ainda não comentou a troca da foto na galeria da Casa Branca.