O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou no domingo 19 o presidente colombiano Gustavo Petro de “líder do tráfico ilegal de drogas” e afirmou que os Estados Unidos vão cessar “pagamentos e subsídios em larga escala” para a Colômbia.
“O objetivo da produção dessa droga é vender grandes quantidades do produto nos Estados Unidos, causando morte, destruição e caos”, disse Trump em uma publicação na rede Truth Social.

As relações entre Bogotá e Washington se deterioraram desde que Trump voltou ao poder. No mês passado, o governo americano revogou o visto de Gustavo Petro depois que ele participou de uma manifestação pró-Palestina em Nova York e pediu que soldados americanos desobedecessem às ordens do presidente norte-americano.
No ano passado, Petro anunciou uma intervenção social e militar nas regiões de cultivo de coca na Colômbia com o objetivo de reduzir a produção, mas a medida teve pouco resultado.
Em setembro, Trump incluiu países como Afeganistão, Bolívia, Birmânia, Colômbia e Venezuela em uma lista de nações que, segundo os Estados Unidos, “falharam demonstravelmente” em manter acordos antinarcóticos durante o último ano.
Ele responsabilizou o governo colombiano pelo fracasso no controle das drogas.
“Petro… é um líder do tráfico de drogas ilegais que incentiva fortemente a produção em massa de drogas”, disse Trump em sua postagem. O presidente norte-americano afirmou ainda que os pagamentos e subsídios enviados pelos EUA à Colômbia representam “um roubo”.