O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na rede social Truth Social nesta segunda-feira 23 que qualquer país que “fizer joguinhos” após a decisão da Suprema Corte enfrentará tarifas mais altas.
“Qualquer país que queira “fazer joguinhos” com a ridícula decisão da Suprema Corte, especialmente aqueles que exploraram os EUA por anos, e até mesmo décadas, enfrentarão tarifas muito mais altas, e piores, do que as anunciadas recentemente”, escreveu o presidente na Truth Social.

A Suprema Corte norte-americana decidiu, por 6 a 3, na sexta-feira 20, que as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump a vários países no ano passado, promulgadas sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês), são ilegais.
A decisão levantou questões sobre como funcionará o reembolso dos US$ 134 bilhões já pagos em tarifas por milhares de empresas. Em resposta, na sexta-feira 20, Donald Trump havia anunciado uma nova taxa global de 10% para entrar em vigor a partir de 24 de fevereiro, baseada em uma Seção que limita a duração da alíquota em 150 dias, podendo ser prorrogada com aprovação do Congresso norte-americano. No sábado 21, o presidente dos EUA aumentou essa tarifa para 15%.