BUSCAR
BUSCAR
Política

TRE define tempos dos candidatos à Prefeitura do Natal no horário eleitoral

Natal tem 6 candidatos a prefeito nas eleições de 2024. Apesar disso, só 4 terão direito a tempo no horário eleitoral
Redação
22/08/2024 | 06:05

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) divulgou nesta quarta-feira 21 o tempo de propaganda eleitoral que os candidatos à Prefeitura do Natal terão no rádio e na televisão durante o primeiro turno da eleição de 2024.

Uma audiência pública definiu o plano de mídia. Presidida pelo juiz Cleofas Coelho, da 2ª Zona Eleitoral de Natal, a reunião definiu também os geradores do programa eleitoral: Band Natal (TV) e 96 FM (rádio). A veiculação dos programas começa dia 30 de agosto.

Os programas serão veiculados de segunda a sábado, em dois blocos – na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40; e no rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Segundo a resolução 23.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 90% do tempo do horário eleitoral gratuito deve ser dividido entre os candidatos conforme a quantidade de deputados federais que cada partido integrante da coligação tem na Câmara. Os outros 10% são divididos igualmente.
Para efeitos de cálculo, considera-se o número de parlamentares eleitos por cada legenda em 2022.

Natal tem 6 candidatos a prefeito nas eleições de 2024. Apesar disso, só 4 terão direito a tempo no horário eleitoral gratuito. São eles, por ordem de maior tempo: Paulinho Freire (União Brasil), Natália Bonavides (PT), Carlos Eduardo (PSD) e Rafael Motta (Avante). Confira abaixo boxe com todos os tempos.

O candidato Paulinho Freire terá mais da metade do tempo e do número de inserções por ter a coligação mais robusta: formada por União Brasil, Republicanos, PL, federação PSDB/Cidadania, PP, Podemos e Solidariedade.

Em seguida, vem Natália Bonavides, com a coligação tendo a federação PT/PCdoB/PV e os partidos PDT, MDB e PSB.

Fecham a lista Carlos Eduardo, com a coligação formada por PSD e Democracia Cristã; e Rafael Motta, com o isolado Avante.

De acordo com a reforma eleitoral de 2017, apenas os partidos que ultrapassaram a cláusula de barreira nas últimas eleições poderão ter acesso à exibição no rádio e na TV.

distribuicao


Com isso, ficam eliminadas do programa eleitoral os candidatos Heró Bezerra (PRTB) e Nando Poeta (PSTU). Já os que terão direito ao tempo na TV e no rádio são: Além do programa eleitoral, foram definidas 2.938 inserções de 30 segundos que estarão distribuídas pela programação das emissoras de rádio e TV ao longo dos próximos 35 dias.

A coligação “Bora Natal” terá o maior número elas, com 1.609 inserções, seguida da coligação “Natal Merece Mais”, com 906. Também terão inserções as coligações “Natal Nosso Amor”, com 304; e “Avante”, com 111. Já os candidatos a vereador terão 1.951 inserções ao longo do período de campanha.

Candidato Paulinho Freire terá mais da metade do tempo e do número de inserções por ter a coligação mais robusta / Foto: José Aldenir - Agora RN
Candidato Paulinho Freire terá mais da metade do tempo e do número de inserções por ter a coligação mais robusta / Foto: José Aldenir - Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Recife supera governo estadual em cargos comissionados após reforma administrativa
Ampliação de 423 novos cargos eleva total para 3.555, superando os 3.378 do governo de Pernambuco
26/01/2025 às 09:21
Bolsonaro recua sobre possibilidade de lançar Michelle à Presidência em 2026
Bolsonaro acredita que esposa deve ser candidata ao Senado
25/01/2025 às 16:03
Vereador de Mossoró dispara em sessão tensa na Câmara Municipal: “Sou bom de bofete”
Vereadores de Mossoró aprovam pacote de reforma administrativa com 185 novos cargos, criando secretarias e escritórios de representação fora da cidade. MP alerta para inconstitucionalidade.
25/01/2025 às 11:52
Reajuste do magistério e funcionalismo marca início da gestão Antônio Henrique em Ceará-Mirim
Câmara Municipal aprova por unanimidade reajustes salariais para professores, motoristas e servidores provinciais
25/01/2025 às 07:18
Assú quer se fortalecer como referência em agricultura e energias renováveis
Gestão municipal aposta em infraestrutura e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico
25/01/2025 às 05:52
Taveira deixou dívida de R$ 337 milhões em Parnamirim, identifica gestão Nilda
Levantamento preliminar aponta irregularidades fiscais e obras inacabadas; valor pode aumentar após conclusão do relatório
25/01/2025 às 05:05
STF aprova R$ 27,4 mi para reforçar segurança
Decisão foi unânime e tem objetivo de acelerar planejamento de modernização de equipamentos e infraestrutura de segurança após atentado a bomba
24/01/2025 às 18:36
“Bolsonaro só considera candidato quem é parente dele”, diz Marçal
Em entrevista à CNN, o ex-presidente afirmou que Marçal é "carta fora do baralho"
24/01/2025 às 16:31
Gestão assuense terá protagonismo do PT e abertura para adversários que queiram contribuir, diz Lula Soares
Prefeito também prometeu manter a proximidade com as lideranças estaduais e federais para garantir investimentos no município
24/01/2025 às 12:37
Perfil de Jair Bolsonaro no X é invadido e faz post sobre criptomoeda
Carlos Bolsonaro se manifestou sobre o caso afirmando que a conta está no processo de tentativa de recuperação
24/01/2025 às 11:21