BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Tiago Oliveira: a voz da comunidade quer chegar à Câmara
Líder comunitário da Cidade da Esperança, Tiago Oliveira (PL) vai disputar um mandato de vereador nas eleições deste ano e promete levar os problemas da periferia para o Parlamento Municipal
Redação
09/10/2020 | 05:24

Morador de Cidade da Esperança há mais de 20 anos, Tiago Oliveira é daqueles que têm uma legião de amigos. Conhecido por todos no bairro e dono de uma ampla lista de serviços prestados na área social, ele conquistou ao longo dos últimos anos a admiração e o carinho dos vizinhos, tornando-se um líder comunitário da região.

Conhecedor da realidade na periferia da cidade, ele conta ao Agora RN que a pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais a desigualdade social existente em Natal. O resultado disso foi o aumento da demanda da população por serviços públicos e por assistência, que muitas vezes não chegam aos mais necessitados.

“A população da periferia está inserida em um contexto de moradias precárias, de dificuldade no acesso a saneamento básico e a oportunidades de geração de renda. Em um cenário como esse, a pandemia ganha contornos ainda mais críticos e gera uma série de demandas específicas para as lideranças que atuam dentro das comunidades”, explica.

Tiago ressalta que é nesta hora em que o líder comunitário aparece ainda mais. “No dia a dia, o líder comunitário é aquele que se propõe voluntariamente a representar seu bairro, buscando o atendimento de demandas que são do interesse de todos e dedicando grande parte de seu tempo como um porta-voz, atua como intermediário entre a comunidade e o poder público”, afirma.

Para ele, a figura do líder comunitário é imprescindível para a manutenção da democracia, pois é o que garante a participação popular nos processos decisórios da administração pública.

Com todo esse histórico, Tiago Oliveira decidiu ser candidato a vereador nas eleições de 2020. Filiado ao PL, ele pretende chegar à Câmara Municipal de Natal para ampliar o trabalho social que já realiza.

Nesta entrevista ao Agora RN, ele explica o que motivou sua candidatura. Confira:

AGORA RN – Como é a atuação de um líder comunitário no dia a dia?
TIAGO OLIVEIRA – Os líderes comunitários ajudam a dar voz as suas comunidades, facilitando a apresentação de demandas ao poder público e resolvendo de pequenos a grandes problemas — do buraco na rua até casos de abusos de autoridades. O aprendizado da cidadania e o exercício da liderança são coisas que se aprendem em primeiro lugar na comunidade. Nossa Constituição também determina que a escola seja lugar de aprendizado da cidadania. Mas a escola mais importante é a da vida, da vida em comunidade e naquela onde os cidadãos vão conhecendo e reconhecendo seus direitos e as formas de defendê-los.

AGORA RN – O que o motivou a se filiar ao PL e ser candidato a vereador?
TO – Decidi me filiar ao PL porque é um partido conservador liberal e que tem como princípios os valores cristãos e as defesas da vida desde a concepção e da família. Aliado a isso, encontrei no PL homens e mulheres que comungam dos mesmos ideais e do desejo de fazer as mudanças política que a sociedade natalense precisa e merece. Tudo isso dentro dos padrões de ética, transparência e respeito que a administração pública deve ter.

AGORA RN – Que bandeiras pretende defender na Câmara, caso seja eleito vereador?
TO – Independência no exercício do mandato e trabalho voltado para o coletivo. O vereador precisa ter independência para exercer seu mandato. Não pode ficar no cabresto do partido ou do grupo político que o ajudou a se eleger. Vou cumprir verdadeiramente o papel de legislador e fiscalizador do Poder Executivo e ser leal ao compromisso assumido com o eleitor que creditar seu voto em mim, alinhando discurso e prática.

AGORA RN – Como analisa a classe política atual e o que pretende fazer de diferente?
TO – A política não deve ser usada para soluções de problemas particulares, como é feito por uma grande parte dos políticos atuais. Meu relacionamento com o prefeito será de independência e de compromisso com o interesse do povo natalense, que é o verdadeiro mandatário do poder. Tudo que for de interesse e para o bem do povo e de nossa cidade terá meu apoio irrestrito para aprovação, independente de quem seja o autor.

O que pensa Tiago Oliveira sobre…

EDUCAÇÃO

É o elemento transformador e principal solução dos demais problemas de uma nação. Cidadão educado tem trabalho, saúde, qualidade de vida e liberdade de escolhas, principalmente a política, deixando de ser refém do poder público. Precisamos valorizar o professor com salário digno e condições adequadas de trabalho.

SAÚDE

Precisamos de união entre todos os municípios que compõem a Região Metropolitana. Todos utilizam os serviços de saúde local. Com união, encontraremos soluções para termos um serviço de qualidade. Somente com a união de todos, poderemos sensibilizar os governos municipais que abrangem a região.

GESTÃO PÚBLICA

Apesar de termos um orçamento bilionário, resultado de uma carga tributária altíssima, não temos bons serviços. Não há dúvidas de que o problema está na gestão desses recursos. A Câmara Municipal tem o dever de fiscalizar, fazer leis que beneficiem o cidadão e cobrar o prefeito quanto à aplicação do orçamento municipal.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

É o principal programa de correção das desigualdades, principalmente as econômicas. Defendo uma assistência social que liberte o cidadão e não a que vemos, que escraviza.

JUVENTUDE

Se queremos garantir um futuro melhor à nossa cidade, temos que priorizar a formação dos jovens. Eles são o futuro. Cidade que não pensa e não investe nos jovens terá um futuro desastroso. Será prioridade na minha legislatura. Caso eleito, apresentarei projetos que valorizem a formação e a qualificação dos jovens, preparando-os para os desafios do futuro. A execução efetiva desses serviços é de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo. Mas cabe ao vereador elaborar projetos, adequar a Lei Orgânica e fazer previsão de recursos no orçamento anual.

QUEM É?

Tiago Oliveira tem 53 anos e é pai de sete filhos. Natural de Assu, mora em Natal desde 1982, sendo os últimos 20 anos na Cidade da Esperança. Também morou no Conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal, por 10 anos e foi rodoviário por 15 anos, tendo trabalhado em duas empresas locais de transporte coletivo. Filiado ao PL, é candidato a vereador de Natal nas eleições de 2020.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.