BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Testemunho: Hermano Morais divulga carta depois de superar os problemas de saúde
Hermano Morais foi submetido a duas cirurgias em Recife

28/09/2023 | 04:57

O deputado Hermano Morais, que sofreu um AVC e foi submetido a duas cirurgias no Hospital Português, em Recife, divulgou uma carta aberta de agradecimento.

Carta na íntegra:

Queridos amigos e amigas,

Quero começar este texto com um profundo agradecimento a Deus.

No dia 9 de setembro, fui hospitalizado e, por alguns momentos, enfrentei dias difíceis na UTI, em Recife.

Hoje, estou aqui, saudável e com uma nova oportunidade de vida, e tudo isso é graças à Sua infinita misericórdia. Agradeço do fundo do meu coração por me conceder essa nova chance. Agradeço também aos profissionais que cuidaram da minha saúde com tanta dedicação.

Nesses dias difíceis, minha família esteve ao meu lado, dia e noite.

O amor, o apoio e a força que recebi deles foram fundamentais para minha recuperação. Minha gratidão a eles é imensa, e sei que tenho uma verdadeira bênção em minha vida por tê-los.

Quero expressar minha gratidão a todos. Suas mensagens, orações e palavras de encorajamento foram um raio de luz durante minha permanência no hospital. Vocês me deram força quando mais precisei, e isso não tem preço.

Aos meus colaboradores do gabinete, meu muito obrigado. Mesmo sem minha presença física, vocês continuaram trabalhando de maneira dedicada para manter o funcionamento do nosso gabinete e dar continuidade às nossas ações e projetos.

Nos próximos dias, seguirei as recomendações médicas e cuidarei da minha saúde em casa. Ainda preciso de algum tempo para me recuperar completamente, mas saibam que em breve estarei de volta aos meus compromissos pessoais e profissionais, pronto para servir ao nosso povo com a dedicação de sempre.

Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio inestimável que recebi. Que Deus abençoe cada um de vocês. Afinal, Ele está sempre no comando!

Com gratidão,

Hermano Morais

 

O que é AVC

Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:

AVC hemorrágico: ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

AVC isquêmico: ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

SINTOMAS

Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

  • fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • confusão mental;
  • alteração da fala ou compreensão;
  • alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
  • alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.