BUSCAR
BUSCAR
Ciência

Técnicos da NASA lançam balão em Natal

O balão é uma radiossonda que permite medir com exatidão a extensão do buraco na camada de Ozônio
Redação
13/03/2024 | 16:51

Representantes do INCT Klimapolis, do instituto nacional do CNPQ e técnicos da NASA, participaram do lançamento de um balão meteorológico na atmosfera, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nesta quarta-feira 12, em Natal. O INCT Klimapolis, faz pesquisa transdisciplinar sobre resiliência climática e ambiental de áreas urbanas brasileiras através de Experimentos em Mundo Real.

Alunos da UFRN, acompanhados pela pesquisadora do INCT, Professora Judith Hoelzemann, também acompanharam o lançamento de uma radiossonda de ozônio.

Agora RN
Técnicos da NASA lançam balão meteorológico em Natal - Foto: Divulgação
nasa balao
Estudantes da UFRN acompanharam lançamento do balão – Foto: Divulgação

A radiossonda permite medir com exatidão a extensão do buraco na camada de Ozônio, causado por variações atmosféricas naturais e pela contaminação humana, o que representa um sério risco para a saúde, já que é um filtro para as radiações ultravioletas.

Também acontecerá uma palestra sobre o papel do ozônio na camada terrestre e suas implicações para o clima e qualidade do ar, na próxima sexta-feira, 15, no anfiteatro A, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCET/UFRN), das 15h às 16h30.

A palestra “Sondas de Ozônio Adicionais do Hemisfério Sul (SHADOZ): Realizações de mais de 25 anos de Perfil de Ozônio Tropical e Subtropical”, conta com os palestrantes Ryan M. Stauffer, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA , e Debra E. Kollonigee, da Science Systems and Applications, Inc.