O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira 7 após repercussão negativa de uma piada feita durante coletiva sobre os casos de intoxicação por metanol registrados no estado. Na ocasião, o governador afirmou: “No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar. Ainda bem que não chegaram nesse ponto”. A declaração gerou críticas por ter sido feita enquanto São Paulo enfrenta mortes e dezenas de internações causadas pelo consumo de bebidas adulteradas.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio reconheceu o erro e afirmou que a piada “não cabia naquele momento em face da gravidade do que vem acontecendo”. O governador acrescentou: “Peço perdão às famílias que sofrem por terem perdido entes queridos, aos comerciantes que estão vendo seus negócios sofrerem e ao público que quer uma ação firme do Estado”.
![[vídeo] “errei”: tarcísio de freitas pede desculpas por piada sobre coca-cola e casos de metanol em sp | notícias do rio grande do norte Após visitar Bolsonaro, Tarcísio de Freitas diz que disputará reeleição em SP - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/09/lula-mobilidade-sp_mcamgo_abr_29112024-10-e1759181325493-830x468.webp)
Na legenda da publicação, o governador reforçou o pedido de desculpas. “Peço perdão pela colocação inoportuna neste momento e seguirei me dedicando ao máximo para cuidar das pessoas com dignidade e compromisso, como sempre fiz em toda a minha vida.”
A fala sobre a Coca-Cola foi feita na segunda-feira 6, durante entrevista coletiva.
Casos
De acordo com boletim atualizado nesta terça-feira 7, São Paulo confirmou 18 casos de intoxicação por metanol, com três mortes registradas. Outros 158 casos estão sob investigação, incluindo seis óbitos — quatro na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru.