BUSCAR
BUSCAR
Julgamento

STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil

Ações tratam da responsabilidade na disseminação de conteúdos
Agência Brasil
27/11/2024 | 08:44

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira 27, o julgamento de três ações que tratam da responsabilidade de provedores de internet na remoção de conteúdos com desinformação e disseminação de discurso de ódio de forma extrajudicial, sem determinação expressa pela Justiça.STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no BrasilSTF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil

A Corte vai julgar ações relatadas pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Dias Toffoli. Oo processos foram liberados para análise em agosto deste ano.

Gilmar Mendes, do STF, disse que não á impedimento de ministros para julgar Bolsonaro. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

No caso da ação relatada por Dias Toffoli, o tribunal julgará a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos.

No processo relatado pelo ministro Fux, o STF vai discutir se uma empresa que hospeda site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial.

A ação relatada por Fachin analisa a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais.

No ano passado, o Supremo realizou audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet.

O objetivo foi ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para obter informações técnicas, econômicas e jurídicas antes de julgar a questão.