BUSCAR
BUSCAR
Reunião

Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta

Presidente criticou mudanças em regras de moderação de redes sociais
Agência Brasil
09/01/2025 | 14:41

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira 9 que fará uma reunião para discutir as novas regras anunciadas pela multinacional Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, para o funcionamento dessas redes sociais.ebcebc

“O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, afirmou Lula no Palácio do Planalto, enquanto visitava a galeria de ex-presidentes, que fica no térreo do prédio, e foi reinaugurada há poucos meses.

0d9a9779
Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta - Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Na última terça-feira 7, o dono da Meta, o bilionário norte-americano Mark Zuckerberg, anunciou as novas diretrizes de moderação de conteúdo das redes sociais e ressaltou que vai se aliar ao governo do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para pressionar países que buscam regular o ambiente digital. Entre as alterações, estão o fim do programa de checagem de fatos que verifica a veracidade de informações que circulam nas redes, o fim de restrições para assuntos como migração e gênero, e a promoção de “conteúdo cívico”, entendido como informações com teor político-ideológico.

Leia também: Meta promete se aliar a Trump contra países que regulam redes sociais

“Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha mesma responsabilidade de um cara que cometa um crime na imprensa escrita. É como se um cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque ele faz a mesma coisa na digital”, comentou Lula sobre o impacto das mudanças.

Até o momento, a nova política de moderação da Meta vale para os EUA, mas deverá se estender para outros países.

Antes do comentário do presidente, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, já havia criticado as novas regras, que na sua avaliação causarão prejuízo à democracia.

Na mesma linha, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, afirmou que a decisão da Meta sinaliza de forma explícita que a empresa não aceita a soberania dos países sobre o funcionamento do ambiente digital, em uma antecipação de ações que serão tomadas pelo governo de Donald Trump, que toma posse no dia 20 de janeiro.

Ainda na quarta-feira 8, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Corte “não vai permitir que as big techs, as redes sociais, continuem sendo instrumentalizadas, dolosa ou culposamente, ou ainda somente visando lucro, instrumentalizadas para ampliar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos”. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula critica decisão da Meta e convoca reunião para debater impacto nas plataformas digitais
Presidente classificou como "extremamente grave" a recente decisão da Meta
09/01/2025 às 16:20
Piloto morre e sete pessoas ficam feridas após aeronave de pequeno porte cair em São Paulo
Ocorrência deixou oito vítimas – os cinco ocupantes da aeronave e três pessoas atingidas em solo
09/01/2025 às 11:45
“Nosso país não é terra sem lei”, diz AGU sobre mudanças da Meta
Ministro promete agir contra conteúdos que violem leis brasileiras
09/01/2025 às 10:47
Governo discute mexer no teto de juros do consignado do INSS
Reunião extraordinária ocorrerá na quinta-feira 9. Bancos se queixam de que limite dos juros do crédito consignado pelo INSS está baixo
08/01/2025 às 19:44
Consideradas extintas, antas são vistas no Rio após 100 anos
Último registro do animal no estado foi feito em 1914
08/01/2025 às 16:26
CNPU: começa hoje reembolso da taxa de inscrição
Mais de 29 mil pessoas já foram reembolsadas
08/01/2025 às 15:15
Centrais sindicais rejeitam anistia a golpistas de 8 de janeiro
Carta foi assinada por oito líderes
08/01/2025 às 12:33
MPU publica edital de concurso com 152 vagas e salário de até R$ 13,9 mil
Inscrições poderão ser feitas de 13 de janeiro a 27 de fevereiro
08/01/2025 às 10:25
Paulo Pimenta: ‘Nós já começamos processo de transição das equipes e trabalho em conjunto’
Ministro referiu-se à chegada de Sidônio Palmeira como o novo titular da Secretaria de Comunicação da Presidência da República
08/01/2025 às 08:38