Dezenas de trabalhadores e integrantes de centrais sindicais e movimentos sociais realizaram atos públicos em alusão ao Dia do Trabalhador na manhã desta quarta-feira 1º na Zona Leste de Natal. As manifestações aconteceram com caminhadas até a avenida Café Filho. Depois, os manifestantes se reuniram próximo à Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.
Pelo menos dois atos distintos foram registrados na mesma região – ambos promovidos por centrais sindicais e movimentos sociais. Um deles teve teve concentração e saída da Praça Cívica, no bairro Petrópolis, em Natal.
Pelo menos sete parlamentares foram ao ato: a deputada federal e pré-candidata a prefeita Natália Bonavides, os deputados estaduais Francisco do PT e Divaneide Basílio e os vereadores Brisa Bracchi e Daniel Valença – todos do PT. Além do vereador Roberio Paulino, do PSOL. Neste ano, a manifestação teve o tema “Por um Brasil Mais Justo”.
“A nossa pauta é a pauta de defesa de um Brasil mais justo, por empregos em condições decentes, pela correção da tabela do imposto de renda, pela valorização do serviço público, pela defesa de salários iguais para funções iguais”, explicou o presidente da Central Única dos Trabalhadores no RN (CUT-RN), Irailson Nunes.
Médicos realizam caminhada e fórum
O Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira, 1° de maio, também foi marcado pela tradicional Caminhada do Trabalhador, promovida pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), que chega a sua 12ª edição.
Com o tema “O trabalho cria mundos”, o encontro reuniu médicos, profissionais da saúde, sindicatos e líderes comunitários, que se concentraram no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e saíram em caminha até o Hospital João Machado, onde cortaram um bolo e cantaram “parabéns” para comemorar a data.
Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, esse é um momento de alegria, e também, de reflexão: “Mais uma vez, tivemos a presença das comunidades através das lideranças dos bairros de Natal e das líderes sindicais, todos juntos em defesa de uma saúde de qualidade e pela dignidade dos trabalhadores”, disse.
À noite, a sede do sindicato recebeu o Fórum Internacional de Trabalho Médico, para discutir a formação dos profissionais de medicina. O evento reuniu, na sede do Sinmed RN, entidades médicas de várias regiões do País e contou com a presença de palestrantes da Bolívia e da Colômbia para discutir assuntos atuais e relevantes do campo da medicina.