BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento
Sesap avança na instalação de consórcios de saúde no RN
O modelo de gestão do Consórcio foi criado a partir de estudos feitos em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Redação
31/08/2021 | 13:02

A equipe técnica e de gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue trabalhando para a implantação dos consórcios interfederativos de saúde no Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (30), integrantes da Sesap, prefeitos e secretários municipais do Vale do Açu fizeram uma visita técnica à Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, em Aracati-CE, e ao Consórcio Público de Saúde da Microrregião para conhecer o modelo de gestão e operação local.

A unidade é uma das referências entre os consórcios de saúde do Ceará, sistema que vem sendo estudado pela Sesap em meio a este processo de implantação das parcerias entre a gestão estadual e os municípios potiguares. Em julho, foi feita uma visita à policlínica de Russas, outro polo de referência na saúde pública cearense, com um grupo do Seridó Potiguar.

Durante a visita, encabeçada pela subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho, conheceram o funcionamento da policlínica, reuniram-se com gestores e trocaram impressões sobre o trabalho. “A equipe saiu muito motivada desta visita, ciente de que o consórcio público interfederativo se configura como uma estratégia potente para ampliar o processo de regionalização e fortalecer o SUS em nosso estado.”, destacou a subsecretária, que esteve acompanhada pelos prefeitos Pinheiro Neto (Angicos), Flaudivan Martins (Pendências) e Marineide Diniz (Carnaubais).

Dentro do RN, os diálogos seguem avançando em diversas regiões. Ao longo deste mês foram feitos encontros e discussões, por exemplo, com gestores do Vale do Açu e do Seridó. A Sesap planeja, em parceria com os municípios, iniciar a atuação dos consórcios com a instalação de policlínicas regionais em Assu, Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros respectivamente.

O modelo de gestão do Consórcio foi criado a partir de estudos feitos em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A ideia é partilhar os investimentos necessários entre a Sesap e os municípios que entrarem no consórcio.

Os consórcios vão integrar as gestões estadual e municipal para ampliar a abrangência dos serviços de saúde, com economia dos recursos públicos, com ênfase nos centros de especialidades, consultas e exames.

Os Consórcios Interfederativos de Saúde reforçam a regionalização da assistência no RN. O plano é fruto da lei nº 10.798/2020, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em novembro de 2020.

A equipe segue nesta terça feira em reuniões com a 6ª região de Saúde.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.