BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Serra de São Bento anuncia retomada e divulga programação da 11ª edição do Festival de Inverno
Situada a cerca de 120 km da capital, cidade serrana se prepara para receber milhares de turistas no período de 12 a 14 de agosto
Eliade Pimentel
06/07/2022 | 11:19

A distância para a capital potiguar é bem curtinha se comparada a outras cidades serranas do Rio Grande do Norte e a impressão que se tem é de um pequeno mundo novo, encravado entre pedras, lâminas d’água e um horizonte convidativo à contemplação. Com a retomada dos eventos, a prefeitura, os empreendimentos e a população de Serra de São Bento comemoram e se preparam para realizar a 11ª edição do seu concorrido Festival de Inverno, que neste ano de 2022 ocorrerá no período de 12 a 14 de agosto.

O anúncio foi feito nesta terça-feira 5, pela prefeita Wanessa Morais e o secretário municipal de turismo Diel Figueiredo, em café da manhã oferecido a realizadores, apoiadores e imprensa no Sesc Rio Branco, na Cidade Alta, em Natal (RN). Elba Ramalho, Vicente Nery e Brasas do Forró são algumas das atrações que compõem a programação cultural.

Vale à pena anotar na agenda e se programar para subir à serra. Se não for durante o festival, pois o contingente da população flutuante extrapola todos os limites da lógica organizacional, que seja em outros períodos do ano, e em qualquer dia da semana, pois a cidade é treinada para funcionar como destino turístico. Ou seja, o clima ameno é convidativo ao tradicional cafezinho ou chocolate quente e, ao anoitecer, o vinho se torna quase obrigação religiosa. Sem falar que o lugar está se tornando tradição como roteiro de lojas da fábrica de roupas infantis, adulta (masculina e feminina) e também moda íntima.

Motivos não faltam para a sociedade potiguar mudar a direção dos impulsos de viagem e raciocinar com o juízo focado no turismo regional. Coisa boa é estar pertinho de casa, vendo no pasto o cardápio mais corriqueiro da região – carne de sol com macaxeira e cuscuz com galinha – que são presença quase que obrigatória em bares e restaurantes incrivelmente pitorescos. Em tão pouco tempo de viagem, a pequenina cidade nos leva a uma dimensão totalmente diferente da corriqueira paisagem quea população da Região Metropolitana está tão acostumada, como também os turistas que vêm em procura de praia, sol e mar.

Mesmo que os meios de hospedagem já estejam (praticamente) lotados para o festival (pois as notícias correm ligeiro por aquelas bandas), ainda é possível reservar uma casa para temporadas. A pousada Mato Grosso (8498717-3707), uma das que não tem vagas para o período, tem uma atendente muito bacana– Suely, com preciosas indicações de casas, passeios e guias. Um verdadeiro achado.

Com paisagens de tirar o fôlego, a Serra de São Bento e as cidades vizinhas Monte das Gameleiras e Passa e Fica são escolhas perfeitas para quem gosta de turismo ecológico. Nem precisa ser atleta. Basta vestir uma malha, calçar os tênis e escolher as trilhas de baixo, médio ou alto impacto. Claro, sempre com um guia.

LANÇAMENTO
“Estamos muito felizes em retornar o Festival agregando cultura, gastronomia e o artesanato. Nosso intuito é valorizar o que o município tem de melhor, inserindo-o no mapa do turismo potiguar”, disse a prefeita Wanessa Gomes de Morais. Muito animada, ela declarou que o município está preparado a viver um final de semana agitado, mesmo com a iminência de um tráfego intenso. Nesta época do ano, com as temperaturas mais baixas, a estimativa é de que 50 mil pessoas visitem o Festival.

No período de 25 a 29 de julho, a Prefeitura e o Senac RN irão oferecer cursos gratuitos, sendo uma turma para o de Manipulação de Alimentos; e outra turma para o de Técnicas no Serviço de Garçom, com o objetivo de qualificar os profissionais que irão trabalhar no Festival. No total, serão oferecidas 50 vagas para cada curso.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 12 de agosto
Palco Principal
20h – Atrações Locais
21:30h – Banda Perfume de Gardênia
23h – DJ Sax In The House
23:30h – Mari Fernandes
1h – DJ Sax In The House
1:30h – Brasas do Forró

Praça do Turista
19h às 22h – Feirinha do Bento
19h – Atrações culturais

Sábado – 13 de agosto
Praça do Ginásio
17h – Show Infantil
19h – Apresentações Culturais

Palco Principal
20h – Artistas Locais
21:30h – Isaac Galvão
23h – DJ Bruno Mooneyhan
23:30h – Elba Ramalho
1h – DJ Bruno Mooneyhan
1h:30 – Vicente Nery

Praça do Turista
16h às 22h – Feirinha do Bento
19h – Atrações culturais

Domingo – 14 de agosto
Palco Principal
12h – Soanata
14h – Hélio dos Teclados

Praça do Turista
12h às 17h – Feirinha do Bento
16h – Forró da Melhor Idade

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.