BUSCAR
BUSCAR
Inovação
SENAI-RN registra crescimento e espera ampliar orçamento com projetos
Projeto será executado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e, por questões contratuais, tem detalhes mantidos em sigilo
Redação
28/09/2021 | 08:02

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) encerrou o período de janeiro a agosto com expansão no número de matrículas para cursos profissionalizantes e nos negócios firmados para oferta de soluções em tecnologia e inovação.

Os resultados foram apresentados na sexta-feira 24, em reunião do Conselho Regional da instituição, e mostram a perspectiva de mais crescimento nos próximos meses puxados por indústrias como a de confecções e, ainda, que um projeto de inovação e desenvolvimento da ordem de R$ 9 milhões foi aprovado em agosto com forte impacto positivo no orçamento do ano. O projeto será executado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e, por questões contratuais, tem detalhes mantidos em sigilo.

“O Rio Grande do Norte é, entre os estados brasileiros, o estado da energia, o estado onde se fala, se prega, se vê e se mede energia e eu fico muito feliz de ter o nosso Centro – o ISI-ER – capacitado, preparado para ajudar a indústria”, ressaltou o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, que conduziu a reunião, realizada na SESI Escola, a escola do SESI instalada na Zona Norte de Natal como referência para o Brasil em robótica e no uso de tecnologias na educação.

Sales destacou na ocasião a importância das energias renováveis para a economia do Rio Grande do Norte, o papel estratégico que o ISI-ER tem desempenhado em estudos capazes de nortear investimentos do setor e o fortalecimento de relações internacionais da Federação das Indústrias e do SENAI-RN na área, por meio de acordos de cooperação e trativas que favorecem o ambiente de negócios.

“O RN se coloca mais uma vez em evidência, nas pesquisas, em empresas buscando o estado para realizar investimentos em energia eólica – área em que o estado é líder nacional – assim como em energia solar e em novas fronteiras, a exemplo do offshore e do hidrogênio verde, que me deixa animado diante da produção de energias renováveis que nós temos”, acrescentou.

Resultados

No balanço dos resultados até agosto, o SENAI-RN registra crescimento de 15% em número de matrículas para cursos profissionalizantes, em relação à meta estipulada para o período. Na prática, disse o diretor regional, Emerson Batista, 16.890 homens e mulheres ingressaram em salas de aula físicas ou online das cinco unidades educacionais que compõem a rede no estado, em 2021. Cursos de iniciação profissional, de qualificação, aperfeiçoamento e especialização apontam maior expansão na demanda.

Na área de soluções em tecnologia e inovação, que abrange serviços técnicos especializados, consultorias, pesquisa, desenvolvimento & inovação, além de metrologia – com serviços de ensaios e calibração – os atendimentos avançaram 27% até agosto.

“Em educação profissional, o crescimento é um reflexo da retomada da economia e de que estamos continuamente adequando o nosso portfólio ao que as empresas, o mercado precisa. Estamos trabalhando cada vez mais próximos da indústria e a previsão é de mais crescimento. Estamos superando todas as metas antes do final do ano”, disse Batista.

Os números na área de educação profissional, lembrou ele, deverão ser positivamente impactados ainda este ano por projetos como a segunda fase do Pró-sertão, que desde 2013 tem estimulado a estruturação de pequenas fábricas de confecção em cidades do interior para atender a demanda de grandes indústrias. A previsão é que 2 mil pessoas sejam capacitadas para a realização de atividades como costura. “Seremos o carro-chefe na qualificação”, disse Batista.

Inovação

Na área de Soluções em Tecnologia e Inovação, os resultados alcançados, disse ele, “só demonstram que a implantação do ISI-ER e mudanças realizadas em algumas unidades operacionais fortalecem o crescimento do SENAI em atendimento às empresas”. A previsão, segundo o diretor, é de reforço no orçamento, puxado, por exemplo, por um incremento de 10%, ou seja, uma injeção de R$ 6 milhões apenas este ano trazida pelo projeto de inovação e desenvolvimento aprovado pelo ISI-ER.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.