Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) autuaram um hotel em Ponta Negra, nesta terça-feira (25), por lançar esgoto irregularmente na rede de drenagem do município. A fiscalização ocorreu dentro da Operação Praia Limpa, que investiga ligações clandestinas na região.
O problema foi identificado no sábado 22 durante rondas da equipe de fiscalização. No local, foram encontrados cinco tubos conectados ao poço de visitação da rede de drenagem, na Rua Manoel Soares Medeiros, ao lado do hotel. Para interromper o despejo dos efluentes, os agentes bloquearam os tubos, que tinham 100 mm de diâmetro, com borrachas e tampões.

A infração foi classificada como grave. Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, o despejo de esgoto na drenagem pode atingir a praia e representar risco à saúde pública. O hotel foi autuado e recebeu uma multa de R$ 44 mil.
Outro ponto de despejo foi identificado no sábado 22, na Avenida Erivan França, na altura da Castanholândia. A Semurb apura se o lançamento de água no local foi causado por retrolavagem de piscina de um hotel na Avenida Engenheiro Roberto Freire. O caso está sendo monitorado e pode resultar em autuação.
A população pode denunciar irregularidades ambientais à Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo 190 do Ciosp.