BUSCAR
BUSCAR
Evento

Seminário de Direito Médico acontece nesta sexta em Natal

Evento abordará questões como publicidade médica, direito médico, judicialização da saúde e o impacto da IA no setor
Redação
27/03/2025 | 07:56

No dia 28 de março, ocorrerá em Natal um seminário sobre a interseção entre as áreas de direito e medicina, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento será realizado das 8h às 13h, no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), em Natal, e abordará questões como publicidade médica, direito médico, judicialização da saúde e o impacto da inteligência artificial no setor.

De acordo com Marcos Jácome, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), a relação entre o direito e a medicina é de grande relevância. “O direito médico hoje está em evidência. Tanto na área do direito, como nas instituições médicas, é muito valorizado essa associação”, afirmou. Marcos explicou que o direito entra em diversas situações, como a judicialização de casos para garantir o acesso à saúde. “Hoje, por exemplo, existem situações em que órgãos que trabalham com saúde precisam estar atuando judicialmente também, não só na busca de um direito de um paciente”, disse.

image
Marcos Jácome, presidente do Cremern, cita debates sobre judicialização de casos para garantir o acesso à saúde - Foto: Reprodução

Ele ainda citou o exemplo do Cremern, que, há mais de uma década, tem atuado judicialmente para beneficiar a coletividade, como na luta por mais leitos de UTI no Estado, especialmente durante a pandemia. “Se não fosse essa ação, o Rio Grande do Norte teria tido uma quantidade muito maior de óbitos por falta de leitos de UTI”, comentou. O Conselho também tem atuado em outras frentes, como a assistência materno-infantil e a prevenção de amputações de pé diabético.

O seminário contará com palestras de especialistas em diversas áreas. Entre os palestrantes confirmados estão Dr. Emmanuel Fortes, responsável pela resolução de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina; José Alejandro, assessor jurídico do Conselho Federal de Medicina; e Gisele Leite, magistrada da Quarta Vara da Justiça Federal, que falará sobre mediação de conflitos. Além disso, o evento discutirá o uso de inteligência artificial na saúde, com ênfase nos benefícios e riscos dessa tecnologia, incluindo a automedicação.

Marcos destacou ainda a importância da presença de estudantes e profissionais da área. “Os interessados no tema, tanto na área de Medicina, como na área do Direito, estão convidados a participar”, afirmou. O evento será aberto ao público, com inscrição gratuita, sendo solicitado, de forma voluntária, a doação de alimentos para a população carente.

A inscrição pode ser feita através do site do Cremern, e a organização do evento espera um grande número de participantes. Marcos concluiu: “Esse seminário será uma oportunidade única para debater temas relevantes, como a publicidade médica, a atuação judicial na saúde e o impacto da inteligência artificial no cuidado médico”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS