BUSCAR
BUSCAR
Sustentabilidade
Semana do Meio Ambiente: Shopping de Natal investe em práticas sustentáveis e conta com EcoPonto para descarte correto de lixo reciclável
Empreendimento adota medidas de reuso e redução de desperdício
Redação
01/06/2021 | 14:32

A primeira semana do mês de junho é destinada à conscientização sobre a proteção da natureza. Desde 1981, a Semana do Meio Ambiente é o momento em que somos incentivados a repensar atitudes e executar ações para a preservação dos recursos do planeta. O objetivo da medida é complementar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) instituído pela ONU. No Natal Shopping, no entanto, as boas práticas de sustentabilidade são executadas ao longo de todo o ano.

De acordo com as diretrizes dos três “Rs” da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar -, ao longo dos seus 29 anos, o empreendimento vem adotando várias medidas para diminuir a produção de lixo, o desperdício e ser um ambiente ecofriendly.

“São muitas ações com relação à sustentabilidade em nosso planejamento: toda a energia do shopping é proveniente de fontes renováveis não poluentes; recentemente trocamos as lâmpadas do estacionamento por modelos mais econômicos de LED, que podem ser recicladas, e 30% do volume de água consumido pelo shopping são reutilizados nos banheiros”, relata Daniel Lemos, gerente de operações do shopping.

No primeiro piso, próximo à praça de alimentação, os clientes do shopping têm acesso também ao EcoPonto, local para o descarte correto de garrafas plásticas, latas de alumínio, papelão, cápsulas de café, baterias e pilhas.

Mensalmente, o empreendimento também destina uma média de 150 kg de material orgânico para a compostagem na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da UFRN, em Macaíba. Os resíduos dos restaurantes são separados na central de bandejas da praça de alimentação e mandados para a EAJ, onde o composto é usado nos jardins da escola e em pesquisas.

Além disso, o shopping tem uma parceria com a Associação de Idosos Julieta Barros, no bairro do Potengi, na zona Norte de Natal, para doação de óleo de cozinha usado pelos restaurantes da praça de alimentação. “Lá, as mulheres transformam esse óleo em sabão e vendem na própria comunidade, como uma forma de complementar a renda. No início do processo, elas também recebem informações sobre finanças e microempresas, e isso se torna uma forma delas alcançarem independência financeira”, conta Daniel.

A última adição às boas práticas ecológicas foi a inauguração de duas vagas de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos. A iniciativa é uma parceria com o grupo Neoenergia e faz parte do projeto Corredor Verde, uma eletrovia que irá conectar seis capitais do Nordeste – de Natal (RN) a Salvador (BA).

“A sustentabilidade é um dos nossos pilares. Em breve, teremos mais duas outras vagas para carros elétricos, em parceria com uma marca de automóveis e também estamos planejando a automação dos nossos aparelhos de ar-condicionado, para tanto tornar mais eficiente a refrigeração do shopping, quanto para diminuir o consumo de energia elétrica. Queremos contribuir com a conscientização e cuidado com o meio ambiente sempre”, finaliza o gerente.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.