BUSCAR
BUSCAR
Saúde e bem-estar

“Saúde mental está ligada à saúde física”, afirma psiquiatra

Profissional destaca ligação entre mente e corpo, oferecendo suporte essencial para alcançar e manter a saúde e o peso saudável
13/05/2024 | 18:46

“A sua saúde mental está intrinsecamente ligada à sua saúde física”, afirmou a psiquiatra Ruana Gurgel, que tem se destacado na medicina potiguar ao buscar o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo um projeto para melhorar a saúde física e mental, especialmente de pessoas que estão em fase de emagrecimento. Para ela, em meio à crescente conscientização sobre a importância da saúde mental no bem-estar global, além do combate ao sobrepeso e obesidade, a psiquiatria tem tido um papel decisivo no processo de emagrecimento.

“Ao reconhecermos a importância do apoio psiquiátrico no processo de mudança de estilo de vida e emagrecimento, podemos oferecer as pessoas uma abordagem holística e eficaz para que possam alcançar e manter um peso saudável. No curto, médio e longo prazo”, afirmou Ruana Gurgel.

psiquiatria e emagrecimento
Ruana Gurgel defende que a psiquiatria tem um papel decisivo no processo de emagrecimento. Foto: Divulgação

Embora muitos associem a perda de peso apenas à dieta e ao exercício físico, endocrinologistas, ou nutrólogos, a jornada para alcançar um peso saudável vai muito além da contagem de calorias, uma vez que também precisamos avaliar e combater ansiedade, mudança de humor, os distúrbios alimentares, dentre outros. Por isso, a influência dos aspectos emocionais no padrão alimentar e comportamental não pode ser subestimada.

É aqui que entra a psiquiatria, por meio de uma profissional capacitada para entender e abordar as complexidades da mente humana. Ao trabalhar em estreita colaboração com pacientes que buscam perder peso, ela pode identificar e tratar questões importantíssimas, como transtornos alimentares, compulsões, ansiedade, depressão, baixa autoestima.

O acompanhamento psiquiátrico durante o processo de emagrecimento não apenas aborda os sintomas emocionais que podem dificultar o progresso, como também ajuda os indivíduos a desenvolverem habilidades de enfrentamento saudáveis, promovendo uma mudança de estilo de vida sustentável.

Além disso, a psiquiatria desempenha um papel fundamental na avaliação e seguimento de “medicamentos emagrecedores” que podem afetar comportamento, piorar quadros preexistentes de humor, ansiedade, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Garantindo, assim, que os pacientes recebam tratamento adequado e personalizado.

Para Ruana, como sociedade, é essencial reconhecer e valorizar a contribuição dos psiquiatras no cuidado integral da saúde. “Ao fazê-lo, estamos não apenas possibilitando indivíduos a alcançarem seus objetivos de saúde, como também, promovendo uma compreensão mais profunda da conexão entre mente e corpo”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Conscientização sobre a Lúpus é tema de audiência pública na Câmara de Natal
Plenário da Casa recebeu pessoas diagnosticadas com a doença e agentes de saúde
22/05/2024 às 12:01
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
Mossoró receberá mais de 230 profissionais para hospitais da região
Medida amplia capacidade do Hospital da Mulher, que passará a funcionar 24h, e dá continuidade à obra no Tarcísio Maia
21/05/2024 às 12:54
Brasil ultrapassa 5 milhões de casos prováveis de dengue
Minas Gerais lidera com o maior número de registros
21/05/2024 às 11:37
Sesap convoca mais 81 para complementar abertura de leitos em Natal e Parnamirim
Técnicos de enfermagem, farmácia e biodiagnóstico vão atuar nos hospitais Deoclécio Marques e João Machado
21/05/2024 às 09:34
Neurologistas citam qual é o principal hábito para melhorar a memória
Com base em estudos, os neurologistas Meredith Broderick e Cris W. Winter explicaram os benefícios de um hábito para a memória
20/05/2024 às 21:19
Transplantes de córneas no RN aumentam 74%
Comparativo com 2023 também registrou aumento de 23% para os transplantes de medula óssea
20/05/2024 às 09:35
Doações de leite humano beneficiam mais de 8 mil recém-nascidos no Rio Grande do Norte
Entre janeiro e dezembro de 2023, o Brasil registrou a doação de 253 mil litros de leite humano, beneficiando mais de 225 mil recém-nascidos
19/05/2024 às 08:45
Sábado de Vacinação em Parnamirim foi um Sucesso
Durante todo o dia, diversas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) atenderam a população com imunização contra a Influenza, sem esquecer dos pets, que também foram contemplados com a vacina contra a raiva
19/05/2024 às 07:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.