BUSCAR
BUSCAR
Cultura
São João de volta: depois de 2 anos de pandemia, cidades potiguares preparam programação junina
As programações já lançadas estão disponíveis por completo no site de cada prefeitura
Redação
21/05/2022 | 08:02

Olha a cobra! E não é mentira! Depois de dois anos, os festejos juninos voltarão a acontecer no Rio Grande do Norte se tudo continuar bem em termos pandêmicos. Com os baixos números de novos casos e óbitos por Covid-19, o poder público e organizações privadas já se organizam para promover grandes festas de São João em junho.

Especialmente importantes no Nordeste, as comemorações do período junino são muito aguardadas pelas pessoas apaixonadas pela tradição musical e comidas típicas, assim como a questão religiosa. Os últimos dois anos sem os festejos provocaram prejuízos financeiros e culturais aos envolvidos.

A capital potiguar já prepara uma grande festa para turistas e natalenses. A Prefeitura determinou o lugar dos eventos: a área externa da Arena das Dunas. O local terá praça de alimentação, festival e shows musicais tanto de artistas nacionais quanto de talentos da terra. A programação, que ainda será divulgada, está prevista para acontecer de 22 a 26 de junho.

Recentemente, a gestão municipal publicou edital para selecionar participantes do XXXI Festival de Quadrilhas Juninas de Natal e Região Metropolitana. O edital vai apoiar financeiramente até 18 quadrilhas. “O Festival de Quadrilhas Juninas é uma tradição que leva mais de três décadas. Atende o segmento e brinda uma super estrutura para apresentação no pátio da Arena”, disse o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. A Prefeitura também promove uma seleção pública para apoiar 40 arraiás de rua, que devem acontecer no período de 15 de junho até 30 de julho .

No Oeste potiguar, os preparativos para o Mossoró Cidade Junina (MCJ) estão a todo vapor. “Este ano, a gente está celebrando 25 anos do MCJ, ano em que nós estamos tendo a felicidade de retornar com o evento presencial. É um momento em que podemos evidenciar toda a cadeia de arte e cultura de Mossoró”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida.

Com o tema “Tradição e Liberdade”, o Mossoró Cidade Junina acontecerá de 4 a 25 de junho e terá início com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, que levará uma multidão ao Corredor Cultural, na avenida Rio Branco. No encerramento, a festa ficará por conta do evento “Boca da Noite”. A cidade receberá shows de grandes artistas na Estação das Artes, Cidadela e Polo Cultura Popular, como Bell Marques, Wesley Safadão, Cavaleiros do Forró, Mari Fernandes, Dorgival Dantas, Alceu Valença, entre outros.

Igualmente tradicional, o São João de Assu também preparou um grande evento nesta retomada pós-pandemia. A gestão municipal confirmou uma programação de shows gratuitos que serão realizados de 14 a 25 de junho. Entre as atrações, estão Zezé di Camargo e Luciano, Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Xand Avião, Raí Saia Rodada, Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon. A expectativa é reunir 50 mil pessoas por noite na edição 2022 do São João mais antigo do mundo, em seus 296 anos.

Macaíba não fica para trás. Sob o tema “São João do Povo”, as celebrações começarão no próximo dia 3 e seguem até 09 de julho. Pela primeira vez, haverá polos de festejo em diversas comunidades rurais. Também de forma inédita, a cidade sediará o maior festival junino do Rio Grande do Norte, Arraiá Quatrocentão,

Além disso, diversas atrações musicais irão animar as noites de junho e julho, sendo a maioria composta por artistas e grupos da terra. Também subirão ao palco nomes do forró regional e nacional, como Solande Almeida, Tatty, Circuito Musical, Brasas do Forró, Edyr Vaqueiro e Giannini Alencar.

Em Ceará-Mirim, na Grande Natal, as comemorações do Santo Antônio serão nos dias 9, 10 e 11 de junho, com apresentações de grupos culturais e folclóricos, trios pé de serra, quadrilha matuta, bandas e grupos cearamirinenses. Shows com atrações de destaque acontecerão no fechamento de cada dia no Largo do Mercado Público, com artistas como Luan Estilizado, Henry Freitas, e Giullian Monte e Douglas Pegador. Todos os eventos serão inteiramente gratuitos.

As programações já lançadas estão disponíveis por completo no site de cada prefeitura.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.