O 2ª Festival Gastronômico de Caicó promete celebrar a cultura e os sabores do Seridó com uma programação variada e gratuita, que ocorre nos dias 15 e 16 de novembro, na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em frente à Catedral de Sant’Ana, a partir das 18 horas. O evento se estenderá até o dia 30 de novembro por meio do Circuito de Restaurantes, com receitas exclusivas preparadas para o festival e onde o público poderá escolher o melhor prato dessa edição.
Entre os destaques do festival está a Feira Seridoense de Pequenos Empreendedores da Gastronomia (FESPEG), com 18 expositores locais que trarão ao público uma variedade de produtos regionais, incluindo petiscos, doces, pães, cortes de carne e produtos saudáveis. Alguns dos produtores apresentarão ainda um cardápio natalino inédito, oferecendo uma prévia das delícias que estarão nas mesas do Seridó neste fim de ano.
Em uma celebração à arte culinária, o concurso ABRACHEFS RN 2024 acontecerá dentro da programação do festival, reunindo cozinheiros e bartenders potiguares para competir pelo título de Melhor Chef de Cozinha e Melhor Bartender do estado. A competição, promovida pela Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders (ABRACHEFS), será realizada na Cozinha Show, montada na praça principal.
Leia também: Sesc RN beneficia 11 mil famílias com doação de 56 toneladas de alimentos
O concurso terá duas categorias – Cozinha e Coquetelaria – com cinco finalistas em cada uma, sendo obrigatório o uso de ingredientes regionais como carne de sol e queijo de Caicó na criação dos pratos. Os vencedores representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional do ABRACHEFS 2025, em Fortaleza.
Outro grande atrativo da programação é o tradicional Festival do Queijo Quente, promovido pelo Sebrae-RN. O evento contará com a produção ao vivo do queijo de manteiga, um dos maiores símbolos da culinária seridoense. O Sebrae, em parceria com outras entidades, vem trabalhando para fortalecer a cadeia produtiva do queijo artesanal da região, capacitando produtores para aprimorar a comercialização e garantir a autenticidade do produto. O objetivo é promover a valorização cultural e econômica desse patrimônio gastronômico local, incentivando a formalização das unidades produtoras e facilitando o acesso a certificações que atestem sua qualidade.
O evento também contará com atrações musicais. Na sexta-feira 15, o palco cultural terá Kanelinha e Som D´Luna, de João Pessoa. No sábado 16, será a vez de Solange Silva e Parcélio & Paulinho.
Coordenador do evento, Diego Vale enfatiza que o Festival Gastronômico destaca o potencial e a diversidade da gastronomia regional. “O Festival Gastronômico é uma verdadeira celebração do que há de melhor na nossa culinária. Além do mais, a cada ano o evento destaca novos talentos e estimula o público a se deliciar no circuito de restaurantes, com pratos exclusivos preparados para o festival”.
O Festival Gastronômico de Caicó é uma realização da Agência Referência, com apoio de parceiros como Sebrae, FESPEG, UnP, Sistema Fecomércio RN, SESC, SENAC, e patrocínio da Queijaria Dona Gertrudes, Disbecol, Cerveja Spaten, Cachaça Samanaú, Banco do Nordeste e Governo Federal.