BUSCAR
BUSCAR
Negociações

Rússia e Ucrânia retomam conversas de paz na Turquia após dois meses sem diálogo

Reunião acontece nesta quarta-feira 23 em Istambul, segundo agência estatal russa
Agora RN
23/07/2025 | 08:04

Negociadores russos estão na Turquia nesta quarta-feira 23 para uma nova rodada de conversas com representantes da Ucrânia, informou a agência estatal russa TASS. Esta é a primeira negociação entre os dois países em quase dois meses e ocorre em Istambul.

As duas partes já haviam se encontrado na cidade turca em 16 de maio e 2 de junho. Esses encontros anteriores resultaram na troca de milhares de prisioneiros de guerra e dos restos mortais de soldados. No entanto, não houve avanço nas negociações para a suspensão dos combates ou para o encerramento da guerra, que já dura quase três anos e meio.

image
Esta é a primeira negociação entre os dois países em quase dois meses e ocorre em Istambul - Foto: CNN Reprodução

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá impor novas sanções à Rússia e aos países que continuarem comprando suas exportações, caso não seja firmado um acordo de paz em até 50 dias.

Apesar da ameaça, três fontes próximas ao Kremlin disseram à agência Reuters que o presidente Vladimir Putin pretende manter a ofensiva militar na Ucrânia até que o Ocidente aceite os termos de paz exigidos por Moscou. As fontes também indicaram que as demandas territoriais russas podem aumentar conforme as tropas do país avancem.

Faça parte da comunidade “Agora RN” no WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS