BUSCAR
BUSCAR
PAC no RN
Ministro Rui Costa afirma que obras do PAC já começaram a ser executadas
Ministro Rui Costa garante que obras do PAC já foram retomadas em todos os Estados
Redação
16/10/2023 | 11:50

Questionado sobre quando as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão iniciadas no Rio Grande do Norte, o ministro da Casa Civil Rui Costa afirmou que elas já começaram. Ele disse que há uma preocupação do Governo Federal em retomar as obras paralisadas em todo país. O valor do PAC para o Estado potiguar é de R$ 45 bilhões.

“Nós tínhamos no Brasil algo em torno de 180 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, que faz parte do PAC e estavam com obras paralisadas. Todas essas obras foram retomadas, dezenas de conjuntos habitacionais já foram entregues”, destacou o ministro. 

Rui Costa explicou que obras de estado que estavam demorando a serem finalizadas, foram aportadas pelo Governo Federal para que as obras fossem aceleradas, aportando um valor quatro vezes maior do que no ano passado. Além disso, reiterou que outras obras foram iniciadas, como escolas e creches. 

O ministro afirmou que, pela primeira vez no Brasil, foi autorizado que os convênios nas escolas e creches pudessem ser atualizados e completou que na educação eram 3.600 obras paralisadas. “Todas essas obras, a grande maioria precisavam do prefeito para aportar recursos, recursos que a maioria dos municípios nem tinham e por isso essas obras permaneciam paradas”, explicou ele.

O representante da Casa Civil afirmou que apenas a formalização do PAC estava sendo feita agora. “Desde janeiro estamos destravando as obras. O que aconteceu foi o anúncio do PAC e as reuniões. A execução dos valores anunciados já começaram. Outras obras ainda serão licitadas e quando a obra for iniciada começa o desembolso do Governo Federal “, completou Rui Costa.

 

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.