BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Josy Protetora quer criar abrigo público para animais em Natal
Candidata a vereadora pelo PSOL, Josemary da Silva Freire, a Josy Protetora, que é defensora dos direitos animais e ajudou na castração de milhares de cães e gatos que estavam na rua, propõe projeto para permitir que os bairros de Natal recebam atendimento de médicos veterinários; postulante à Câmara reclama da falta de políticas sobre o tema
Redação
07/11/2020 | 05:25

A candidata do PSOL à Câmara Municipal de Natal, Josy Protetora, atua há 15 anos na militância em defesa da causa animal. Assessora parlamentar do deputado estadual Sandro Pimentel, ela quer dar continuidade ao trabalho de melhoria da saúde pública por meio de assistências aos pets que vivem nas ruas da capital.

“Como protetora eu fiz muito por centenas de animais. Imagina o que conseguirei fazer quando estiver na Câmara Municipal de Natal?”, questiona Josy, que pretende construir um abrigo público para acolher animais em situação de vulnerabilidade.

O projeto foi pensando em parceira com Sandro Pimentel e visa aumentar o alcance dos serviços de castração e vacinação de animais, que a candidata já coordena em meio aos seus afazeres profissionais, pois acredita que a causa em questão deve ser de interesse coletivo. “Já resgatei 11 animais de uma única vez. Busquei clínica para realizar o procedimento de castração, além de pessoas que quisessem adotar. Com o abrigo, esse trabalho vai beneficiar ainda mais animais, pois teremos equipes para cuidar deles, especialmente para articular a adoção”, comenta.

Josy reconhece que o desenvolvimento de políticas públicas para animais ainda não é aceito e defendido como deveria pelos governantes, mas é para mudar essa realidade que ela deseja ser vereadora, já “que cuidar da causa animal, é cuidar do humano. É questão de saúde pública, de interesse de todos”, explica.

Com 21 pets em casa, entre cães e gatos, ela sabe que não é fácil levar os animais para consultas veterinárias, pois além do custo com os procedimentos, ainda há o transporte, que nem sempre é possível. A fim de ajudar os tutores, Josy quer garantir o atendimento veterinário domiciliar na capital. “Toda área da cidade tem um médico clínico geral responsável pela saúde das famílias daquele lugar. Queremos implantar um modelo parecido com a presença de um médico veterinário para que ele oriente as famílias sobre vacinação e alimentação dos animais, além de identificar possíveis casos de maus-tratos”, afirma.

Além disso, a candidata pretende manter a ação encabeçada por Sandro de oferecer mensalmente 300 procedimentos gratuitos para pets, como castração e vacinação.Sem emendas para custear tais atividades, Josy está disposta a investir o próprio salário no bem-estar dos animais, exemplo que adquiriu de Sandro, para reforçar a causa animal e melhorar as condições para os pets.

Durante a campanha, Josy tem recebido muito apoio das pessoas, especialmente de quem ela ajudou. Algumas, ela nem lembrava, mas cada relato que lhe é enviado ou conversa que tem na rua mostram que Josy fez muitos pelos pets. E continuará fazendo, independente das urnas. Mas como vereadora, vai buscar meios de fortalecer essa luta. “Até porque, assim como os animais precisam de todos nós, o trabalho íntegro de Josy Protetora na Câmara Municipal de Natal é essencial”, encerra.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.