O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira 10 a primeira remessa de antídotos para tratamento de intoxicação por metanol. A carga, composta por 24 ampolas do medicamento Fomepizol, foi enviada pelo Ministério da Saúde e adquirida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), chegando ao Brasil na quinta-feira 9.
Conforme orientação ministerial, o antídoto ficará sob a guarda da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e será distribuído aos municípios sob demanda. Até o momento, o estado não registra casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol.

No dia 2 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota técnica de orientação aos municípios sobre detecção precoce, manejo clínico e notificação imediata de casos suspeitos e confirmados.
A Sesap mantém toda a estrutura de vigilância em operação, incluindo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), monitorando o quadro no estado.