A virada de ano em Natal terá shows pirotécnicos em dois pontos tradicionais da cidade: na praia de Ponta Negra, na Zona Sul, e na Ponte Newton Navarro, na praia da Redinha, Zona Norte.
Uma novidade é o uso de fogos de artifício silenciosos. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a decisão visa respeitar pessoas que têm sensibilidade auditiva, como crianças, idosos e pessoas com autismo, além dos animais.
Nos dois pontos da cidade, os shows pirotécnicos devem durar 10 minutos. O investimento nos fogos foi de R$ 4 milhões, segundo a prefeitura.
Tanto em Ponta Negra como na Redinha, o público também contará com os shows gratuitos do festival Vem Verão, promovido pelo município.
Em Ponta Negra, a prefeitura já havia anunciado Beto Barbosa, Fabinho Miranda e Thúllio Milionário, mas nesta segunda-feira 30 adicionou o baiano Netinho à lista de atrações. Na Redinha, a música ficará por conta da Banda Pretta, Cheiro de Amor, Melissa Farias e Forró Virote.
TRÂNSITO. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal definiu uma operação especial de trânsito para garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante as celebrações de Ano Novo na cidade. As principais alterações ocorrerão em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, locais onde estão previstas queima de fogos e grandes concentrações de pessoas.
Em Ponta Negra, a rua Erivan França será interditada para o trânsito de veículos a partir das 15h da terça-feira 31, devido à queima de fogos. A via será liberada após as 2h da manhã de quarta-feira 1º. Na região da engorda, onde acontece o Festival Vem Verão, as vias serão sinalizadas com placas de proibido estacionar e funcionarão apenas como áreas de embarque e desembarque.
Na Ponte Newton Navarro, a partir da meia-noite de terça-feira 31, as faixas no sentido Redinha/ Praia do Forte serão interditadas para a montagem dos fogos. No sentido oposto, a ponte funcionará em dois sentidos até as 22h, quando será totalmente interditada. A liberação está prevista para as 2h da manhã de quarta-feira 1º.
A STTU recomenda o uso do transporte público, táxis e aplicativos para se deslocar até os locais dos festejos. Ônibus estarão disponíveis no início da madrugada, por volta de 1h.
A operação contará com um centro de operação em Ponta Negra, Central de Monitoramento de Trânsito por câmeras e 60 autoridades de trânsito, distribuídos em viaturas e motocicletas. A população pode ligar para os telefones 3232 9107, 3232 9105, 98870 3862 e 3232 9102 em caso de informações e ocorrências.