BUSCAR
BUSCAR
Oportunidade
Ressocialização: Tribunal de Justiça e IFRN lançam projeto de leitura e escrita para apenados
Projeto quer promover cidadania e garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade através do oferecimento a homens e mulheres de atividades educacionais de leitura
Redação
31/07/2021 | 09:19

Tribunal de Justiça do RN, por meio do programa Novos Rumos na Execução Penal, lança na próxima segunda-feira 2, às 9h, o projeto “Círculos de Leitura e Escrita: contribuindo para a transformação de vidas por meio da educação”, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

O projeto objetiva a promoção da cidadania e garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade através do oferecimento a homens e mulheres de atividades educacionais de leitura, problematização e produção de textos utilizando literatura brasileira e mundial, construindo conexões com outras formas de expressões artísticas, o que permite a redução da pena por meio da leitura e da escrita.

Serão beneficiados 60 alunos, distribuídos entre a Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró; o Presídio Estadual do Seridó, em Caicó; e a Cadeia Pública de Caraúbas. Por meio de encontros virtuais a cada 10 dias, cada obra lida será acompanhada por um professor-formador.

Entre as atividades oferecidas aos apenados, destacam-se: oficinas de redação (com sensibilização e realização de oficinas de leitura e escrita focadas nos gêneros textuais resumo e resenha) e oficinas de produção de texto (com a realização de círculos de leitura, baseados em obras literárias pré-estabelecidas, trabalhadas por meio de diversos recursos, como música, pintura, poesia e teatro, com a escrita de uma redação sobre a obra literária lida).

O lançamento será de forma virtual e contará com a participação da desembargadora Zeneide Bezerra, vice-presidente do TJRN e presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF /TJRN); da juíza da Vara de Execuções Penais de Mossoró, Cínthia Cibele; do juiz Fábio Ataíde, representante do programa Novos Rumos; dos magistrados responsáveis pela Execução Penal nas Comarcas de Caicó e Caraúbas, além de representantes do IFRN.

Saiba mais

O Projeto Círculos de Leitura e Escrita é uma idealização do IFRN em parceria com a Vara de Execução Penal da Comarca de Mossoró desde 2019. Inicialmente ele seria um projeto de leitura e escrita que promoveria a remição das penas ao longo de seis meses, através de oficinas mensais.

A iniciativa remonta ao ano de 2017, a partir de uma professora de Mossoró que preparava, de maneira voluntária, pessoas privadas de liberdade para prestarem Enem, obtendo êxito na aprovação de dois deles, que cumpriam pena em regime fechado, em cursos no IFRN.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.