BUSCAR
BUSCAR
Homenagem

Raniere comemora homenagem a ex-vereador em praça de Candelária: “Importante reconhecimento”

Autor do PL, vereador de Natal considera justa homenagem a Armando Nobre Viana e acredita que medida é forma de novas gerações conhecerem legado de ex-parlamentar
Redação
28/12/2023 | 08:12

“Homenagem mais do que justa a uma pessoa que tanto fez por Natal e Candelária”, definiu Raniere Barbosa (Avante), vereador de Natal, ao comentar o Projeto de Lei nº 519/2023 que batizou a praça central de Candelária, que será entregue em março do ano que vem, de Armando Nobre Viana. A medida é vista pelo parlamentar como uma conduta de valorização a quem contribuiu não só com o bairro da Zona Sul de Natal, mas com a cidade durante o mandato político.


O Projeto de Lei foi sancionado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) no dia 20 de dezembro e publicado em edição Extra do Diário Oficial municipal publicada no dia 22. Em virtude do reconhecimento pelos feitos de Armando Nobre Viana, a matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Natal. Viana foi figura pública de destaque na capital potiguar, com ampla atuação na região, especialmente no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal, sendo fundador da Conselho Comunitário de Candelária (Conacan) e presidente de diversas instituições educacionais, filantrópicas e profissionais, como o Sindicato dos Professores de Natal.

Praça Armando Nobre Viana será entregue no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com a Prefeitura do Natal. Foto: José Aldenir/AGORA RN
Praça Armando Nobre Viana será entregue no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com a Prefeitura do Natal. Foto: José Aldenir/AGORA RN


“Desde políticas comunitárias, até por ser um dos idealizadores do Conacan, [Armando] trouxe muitas melhorias para o bairro enquanto vereador. Muito importante o reconhecimento, gratidão da cidade, a quem trabalhou por ela. Independente do segmento. Cultura, esporte, social. É muito importante ter o reconhecimento a quem fez um trabalho de legado na cidade”, relembrou Raniere Barbosa.


Legado, entretanto, que é menos conhecido por gerações mais novas. Segundo o parlamentar, uma maneira de levar o nome de uma figura marcante e atuante na capital potiguar. “Armando deixou um legado. Quantas pessoas em Natal desconhecem a história dele. É importante ter essa passagem registrada na história da cidade”, defendeu.


Avelino Maia, um dos quatro filhos do ex-vereador, comemorou a sanção da Lei e determinou que a homenagem é merecida por quem tanto trabalhou de forma apaixonada pela região. “Foi ele quem levou ônibus para dentro do bairro, que não existia na época. A gente pegava ônibus no Campus universitário. Ele trabalhou realmente em prol da comunidade como ninguém. A gente sabe do esforço que ele fez. Eu convivi no dia a dia, ele ajudava a colocar placas na rua para sinalizar. A gente trabalhava em prol do desenvolvimento do conjunto. Víamos como ele gostava e queria que aquele bairro crescesse. É uma homenagem mais do que merecida”, relatou.


Outro filho de Armando, Edilson Viana também descreveu como o ex-vereador era atuante em meio às dificuldades enfrentadas por quem morava em um bairro recente na capital e que carecia de estrutura. “Naquele tempo era tudo muito difícil, era um bairro considerado mais afastado do centro de Natal. Mesmo um bairro novo, precisava de muita infraestrutura e ele foi um dos que lutou por isso. Presenciei a luta de ter dado o mínimo de infraestrutura em um bairro recém fundado. Questão de transporte coletivo, que era precário, sinalização de rua, coleta de lixo”, recordou.


“Com certeza é um retorno do que foi plantado por ele. É merecido. Retorno do homem público e do morador e incentivador do bairro de Candelária. Fomos uns dos primeiros moradores [do bairro]. Eu me sinto muito honrado e acho que é bastante merecida esta homenagem. A gente se sente muito orgulhoso, honrado, vai eternizar o nome dele numa praça em um bairro em que ele foi um dos incentivadores da urbanização e melhorias”, comemorou Edilson.

Armando Nobre Viana

Formado em Farmácia e Bioquímica, diplomado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Rio de Janeiro, professor de Ciências e Química, com Licenciatura, pelo Ministério da Educação, Armando Viana ajudou na formação de várias gerações de natalenses. Armando Viana ajudou a fundar e foi o primeiro presidente de diversas instituições educacionais, filantrópicas e profissionais. Destaque para a fundação do Conselho Comunitário de Candelária (Conacan).


Por mais de 30 anos, lecionou a disciplina de Química no Colégio Atheneu Norte-rio-grandense. De igual importância teve seu período de 10 anos como professor no Colégio Marista. Ensinou ainda no Colégio Nossa Senhora de Fátima (6 anos); Instituto Padre Miguelinho (2 anos); e no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado (3 anos).


Sua passagem na UFRN foi pela Faculdade de Farmácia, como assistente voluntário na cadeira de Química, pelo período de mais ou menos de 2 anos; também lecionou na Escola Agrícola de Jundiaí, por mais ou menos 3 anos. Armando Viana ajudou a fundar e foi o primeiro presidente de diversas instituições educacionais, filantrópicas e profissionais, como o Sindicato dos Professores de Natal.


Também fundou a Sociedade Beneficente Progresso do Meu Bairro; as Escolas Gratuitas 15 de Outubro; a Liga de Proteção à Saúde e Assistência à Criança Pobre de Natal; a Associação Profissional dos Professores de Natal; e Associação de Farmacêuticos do Rio Grande do Norte (ao lado do saudoso Dr. Otomar Lopes Cardoso). Morreu em 22 de setembro de 2012, aos 87 anos.