BUSCAR
BUSCAR
Política

Rafael Motta propõe a revitalização dos bairros da Cidade Alta e Ribeira

Candidato a prefeito de Natal destaca a importância histórica da região e propõe segurança e turismo para a revitalização dos dois bairros
Redação
05/09/2024 | 05:11

Candidato a prefeito de Natal, o ex-deputado federal Rafael Motta (Avante) destacou a importância da revitalização dos bairros da Cidade Alta e da Ribeira para o desenvolvimento da cidade. A declaração foi dada durante entrevista à 97 FM nesta quarta-feira 4, quando ele ressaltou a importância histórico da região para a Capital e a comparou com o “Marco Zero” de Recife, conhecido por sua vitalidade e atratividade.

Para o candidato, a falta de segurança é uma das principais causas que afastam os moradores e turistas do Centro da cidade, apesar da presença de diversos tipos de comércio como lojas de roupas, mercados e serviços. “Se você disponibilizar um pouco mais de segurança, as pessoas vão voltar a ocupar o Centro”, disse.

Rafael citou a beleza e o valor histórico da Ribeira e seu potencial para o turismo. “É uma beleza histórica que temos ali, podendo fomentar um turismo histórico. Natal tem uma belíssima história para ser contada, mas os turistas, infelizmente, ficam três dias e vão para João Pessoa, Fortaleza, Pipa e São Miguel do Gostoso. Ele tem que descer ali e ir para Ribeira para contar a história, para saber o que aconteceu no período da Segunda Guerra”.

Como proposta para revitalizar a Ribeira, ele citou a negociação das dívidas dos proprietários de imóveis da região, condicionando essa negociação à conservação dos edifícios históricos. E anunciou a criação de uma “zona franca” na Ribeira, que incluiria a redução de impostos para o comércio local, atração de cafés, livrarias e estúdios, além da promoção de atividades artísticas e gastronômicas, aproveitando a beleza natural do pôr do sol.

“Imagina aquela região sendo ocupada por atividades artísticas, restaurantes, um pôr do sol, seria uma beleza. Até quem sabe, ir atrás de um bondinho de época como demonstrativo. Acho que tudo parte da boa vontade e existem formas de ocupar a Ribeira. É o berço histórico da nossa cidade. Eu acho que existem formas de se fazer essa ocupação”, afirmou.

Prefeitura na Zona Norte. Sobre a Zona Norte, Rafael Motta criticou os gestores anteriores, que, segundo ele, falharam em investir e desenvolver a região. Ele prometeu que, ao contrário de promessas não cumpridas no passado, tomará medidas concretas para levar a Prefeitura mais próxima da população. “A Zona Norte ficou esquecida no tempo, graças a gestores que agora querem voltar”.

O candidato anunciou duas ações emergenciais para a região: a concorrência na licitação de ônibus, visando modernizar o transporte público, e o deslocamento da sede da Prefeitura Municipal para a região, em um local estratégico que ele sugere ser na área de lazer do Panatis. “Depois que o aeroporto de Augusto Severo foi fechado, a cidade deu giro. Agora, a Zona Norte é a porta de entrada de Natal”, afirmou.

Rafael disse que a mudança permitirá um contato mais próximo com as problemáticas locais, e destacou a importância de uma gestão presente onde os problemas acontecem. “A Zona Norte é a porta de entrada de Natal, e ela tem que ter essa valorização. Se chegar um chefe de estado, um investidor, eles vão chegar pela Zona Norte e ir à Prefeitura na Zona Norte”, afirmou.

Rafael: “É uma beleza histórica que temos na Cidade Alta e na Ribeira, podendo fomentar um turismo histórico” / Foto: Reprodução - Youtube
Rafael: “É uma beleza histórica que temos na Cidade Alta e na Ribeira, podendo fomentar um turismo histórico” / Foto: Reprodução - Youtube

NOTÍCIAS RELACIONADAS
STF começa a julgar recurso de Bolsonaro contra Moraes em inquérito
Placar é de quatro votos contrários a impedimento do ministro
06/12/2024 às 14:48
João Campos é cotado para presidir o PSB em 2025
Prefeito do Recife se prepara para assumir a presidência nacional do PSB e disputar o governo de Pernambuco em 2026
06/12/2024 às 13:22
MST intensifica pressão sobre Lula e retoma invasões de terras após o ‘Abril Vermelho’
Movimento articulou ações no Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso do Sul apenas nesta semana
06/12/2024 às 13:11
Senado aprova recursos para regularizar favelas e áreas de invasão
Projeto de lei segue agora para sanção presidencial
06/12/2024 às 10:16
Tomba Farias cobra união de centro-direita em torno da candidatura de Rogério Marinho
Deputado estadual disse que Rogério Marinho será candidato capaz de promover "mudanças que o RN precisa"
06/12/2024 às 10:13
Lula condecora Mujica, que considera “a pessoa mais extraordinária”
Presidente está no Uruguai para cúpula de Chefes de Estado do Mercosul
06/12/2024 às 09:02
Deputados resistem a mexer no BPC e pacote fiscal é desidratado
Parlamentares ainda não se comprometeram em aprovar o conteúdo dos projetos enviados pelo Governo Lula
06/12/2024 às 07:27
Governo Fátima mente: não herdou 4 folhas atrasadas, só 1, diz deputado de oposição
José Dias diz que Fátima recebeu mais de R$ 3 bilhões de Bolsonaro, enquanto Robinson recebeu quase nada com Dilma e Temer
06/12/2024 às 05:50
Gustavo Carvalho assume a liderança do PL na Assembleia Legislativa
Deputado José Dias será o vice-líder; Indicações foram feitas pelo presidente da legenda no RN, senador Rogério Marinho
06/12/2024 às 05:47
Vereador detona iluminação natalina de Parnamirim: “Vergonha”
Éder Queiroz aponta uso de R$ 1,5 milhão em ornamentação limitada e cobra melhorias na saúde e em outros serviços básicos
06/12/2024 às 05:46