O ex-deputado federal Rafael Motta, do Rio Grande do Norte, detalhou sua recuperação após acidente ocorrido nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal. Em entrevista ao jornal do Meio Dia, da 96 FM, ele afirmou que mantém a mesma essência, apesar das sequelas físicas.
“Eu tenho um novo corpo, né? Eu tenho… hoje 19 parafusos, duas hastes, três placas no peito, um hematoma no coração, tenho cicatrizes enormes, estou abatido, estou magro, mas eu tenho a mesma alma. Isso é o que é o mais importante”, disse Rafael.

Rafael relatou que sofreu fraturas em seis vértebras, que foram travadas para cicatrização, preservando a medula espinhal. “Qualquer movimento que eu fizesse poderia realmente me levar a perder o movimento das pernas. Literalmente, por um milímetro eu não fiquei paraplégico”, afirmou.
Ele relatou dores nas costas e cicatrizes físicas e simbólicas, que classificou como “testemunhos de força e superação, transformando dor em sabedoria, resiliência e aprendizado”.
O acidente
O ex-deputado federal Rafael Motta sofreu um acidente nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal, em 25 de agosto, que resultou em múltiplas fraturas e a necessidade de cirurgias torácica e ortopédica.
Ele foi transferido para São Paulo na madrugada do dia 25 de agosto, após passar por cirurgia torácica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para correção de lesão brônquica. O ex-deputado recebeu alta do hospital Vila Nova Star, em SP, no dia 11 de setembro.
Rafael Motta foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte entre 2015 e 2022 e vereador em Natal de 2013 a 2014. Em 2022, disputou o Senado e, em 2024, concorreu à Prefeitura de Natal.