BUSCAR
BUSCAR
Mossoró
“Qualquer filiado do Solidariedade pode ser candidato cargo eletivo pelo partido”, diz Allyson Bezerra
Prefeito minimizou seu rompimento com o vice-prefeito Fernandinho das Padarias
Adja Brito
22/01/2022 | 08:45

O prefeito de Mossoró e presidente municipal do Solidariedade, Allyson Bezerra, desmentiu a informação de que controla quem pode ser candidato a cargos eletivos pela sigla. O prefeito mossoroense afirmou que não iria tirar o direito que tem qualquer filiado ao partido de se candidatar, durante entrevista ao Foro de Moscow, nesta quinta-feira 20. Allyson Bezerra teve um embate com o vereador Cabo Tony, que é seu colega de partido justamente por questões eleitorais. O prefeito comentou que todas as arestas entre eles foram resolvidas.

“A questão com o vereador Cabo Tony já foi resolvida. Nós temos um grupo político dentro do partido, formado desde 2017, grupo que discutiu nossa candidatura a deputado estadual, discutiu nossa candidatura a prefeito. Eu não imponho nada, todos no Solidariedade podem ser candidatos. Eu não vou tirar esse direito de ninguém. Agora, eu já defini meus candidatos, Os candidatos que terão meu apoio, que são Soldado Jadson (SDD) para deputado estadual, e vereador Lawrence Amorim (SDD) para deputado federal”, frisou Allyson Bezerra, informando que o nome de sua esposa havia sido citada para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, porém a mesma declinou da ideia, não querendo ser candidata a qualquer cargo eletivo.

O prefeito reconheceu que não será possível fazer com que os vereadores mossoroenses da bancada governista apoiem seus candidatos nas disputas para deputado estadual e federal. Allyson Bezerra disse que todos os cidadãos são livres para fazerem suas escolhas. “Temos situações de vereadores que tem a sua vontade política de ser candidato e temos outros que dizem: olha prefeito, eu voto com o senhor, mas tenho compromissos com outros candidatos. Eu respeito. Só quero que a gente tenha um alinhamento e olhe no olho e diga a verdade”, declarou.

Falando sobre sua bancada na Câmara Municipal de Mossoró, Allyson Bezerra comentou que foi conquistando os vereadores. Ele falou que em dezembro de 2020 convocou os 23 vereadores para uma reunião e todos compareceram. Ele disse ainda que quando foi eleito prefeito da cidade apenas cinco vereadores formavam sua base de apoio. “Hoje temos uma base com 16 vereadores, onze vieram fazer parte do processo de gestão posteriormente. Lógico que já existiam alguns que tinham afinidades conosco”, afirmou o prefeito, dizendo que as divergências sempre são contornadas.

Problema com o vice-prefeito –  Allyson Bezerra minimizou seu embate com o vice-prefeito Fernandinho das Padarias (PSD). Ele disse que o gabinete do vice-prefeito tem todas as condições de funcionamento. E se Fernandinho assim desejar pode procurá-lo para dialogar. “O gabinete do vice-prefeito tem toda estrutura, tem carro com motorista, pessoal de apoio, equipamentos. Ele tem toda estrutura no gabinete para que ele possa trabalhar. Esta situação em relação ao vice, caso ele venha a me procurar estou aberto ao diálogo. Algumas situações eu não trato de forma pública. Respeito às posições políticas. Espero muito seguir sem confusão política. Meu foco é trabalhar, meu lema é trabalhar, para a briga não me chame”, comentou Allyson, dizendo que preocupa esta nova onda da Covid-19. Ele disse que a saúde está trabalhando no limite, comentou que normalmente em janeiro muitos servidores tiram férias e que ele está fazendo tudo para não suspender férias de funcionários.

 Allyson Bezerra: “Queremos saber a qualidade dos serviços oferecidos pela Prefeitura”

O prefeito Allyson Bezerra anunciou a novidade, dizendo que, a partir de fevereiro, Mossoró terá a “Ouvidoria Itinerante” que vai checar qualidade nos serviços oferecidos pela Prefeitura, e saber o que o servidor e a população acham da gestão municipal, como também colher ideias. Este projeto vai trabalhar com equipes que vão visitar as unidades municipais, começando pelas UPAs.  “Eu quero saber o que o servidor está achando da gestão, suas ideias. Quero escutar a população, resolver alguns conflitos que possam existir na hora. Será uma equipe bem montada e com toda estrutura”, frisou.

A assistente social Janaina Holanda coordenará os trabalhos, que terá papel estratégico nas decisões de políticas públicas da gestão a partir de consultas constantes que deverão aferir a qualidade dos serviços e as demandas dos servidores e dos usuários.

Castração de animais – Durante o programa, foram muitas as perguntas sobre a aquisição de um castramóvel para atender a população de cães e gatos da cidade.  No entanto, Allyson Bezerra explicou que é um processo bastante demorado, e que é urgente a necessidade do atendimento aos pets. Ele adiantou que em reunião com os defensores da causa animal, se chegou à conclusão que no momento o ideal é credenciar clínicas particulares para a realização de castração de cães e gatos. “Foi formada uma Comissão para dar continuidade aos trâmites necessários para se abrir um edital de credenciamento de clínicas especializadas em saúde animal.   O mais importante é que os protetores, as ONGs que cuidam dos animais que vivem nas ruas, e a população que tem um animal de estimação e que não pode pagar pela castração, tenham acesso às clínicas credenciadas”, declarou.

Mossoró digital – Outro ponto evidenciado na entrevista, foi o programa de informatização dos serviços da administração pública da cidade que já existe em algumas repartições, inclusive no Gabinete do Prefeito. “Agora, vamos expandir para a Saúde, onde tudo vai ser digitalizado, desde os painéis de atendimentos nas unidades de saúde até o resultado de exames, onde o usuário vai receber no seu celular”.

Gestão democrática nas escolas – “Existe este debate dentro da própria Secretaria de Educação. Agora, o processo ficou prejudicado por causa da pandemia, pois suspendemos trabalhos e aulas presenciais. Vamos retomar esta discussão envolvendo não só diretores de escolas e professores, mas também todo pessoal técnico, pais e alunos. Estamos realmente com avanço muito significativo com relação a este assunto”.

Nogueirão – O prefeito também destacou a municipalização e reforma geral do estádio de futebol da cidade.  Fez acordo com o Ministério Público para liberar jogos e público. “Agora nossos times podem jogar na cidade. E tudo foi feito com recursos próprios”.

Emendas vinda de Brasília – “São na ordem de R$ 50,5 milhões,  deste total R$ 16 milhões já entraram na conta  da Prefeitura. As emendas são para investir na educação, saúde e atender a zona rural com perfuração de poços a partir de fevereiro”.

Cirurgias eletivas – As cirurgias de cataratas já estão acontecendo, na terra de Santa Luzia – padroeira da visão -, não poderíamos deixar de realizar este procedimento. As ginecológicas vão começar agora em fevereiro. E ainda estamos negociando com hospitais para demais cirurgias, propomos que aceitem do valor pago pelo SUS, acrescido de 100%”.

 Prefeitura vai realizar concurso público para diversas áreas

Allyson Bezerra anunciou que os estudos para realização de concurso público estão avançados e que brevemente terão novidades. Ele confirmou que existe defasagem no quadro de servidores em diversas áreas, adiantando que as mais urgentes são para Educação, Saúde, Procuradoria e Fazenda. Há carência também na assistência social e para cargos técnicos.

“Adianto aos professores que podem se dedicar aos estudos que vamos fazer concurso para a Educação, que necessita, há um déficit. Enfim, os concurseiros já podem se preparar, pois será um grande concurso, com vagas para educação, saúde, procuradoria do município, auditores fiscais e assistentes sociais”, frisou.

O prefeito ainda comentou sobre o sistema de progressão salarial para os servidores com mudança de níveis. Ele informou que começou com os professores, onde mais de 300 magistrados com especialização e mestrado já foram atendidos. A ideia é fazer este sistema para demais servidores.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.