BUSCAR
BUSCAR
Oferta
Putin pode discutir a retomada dos embarques de grãos ucranianos
Presidente russo falou com líderes da França e da Alemanha

28/05/2022 | 14:15

O presidente russo, Vladimir Putin, disse aos líderes da França e da Alemanha em um telefonema neste sábado (28) que a Rússia está disposta a discutir maneiras de tornar possível à Ucrânia retomar os embarques de grãos dos portos do Mar Negro, disse o Kremlin. As informações são da Agência Brasil.

A Rússia e a Ucrânia respondem por quase um terço da oferta global de trigo, enquanto a Rússia também é um importante exportador global de fertilizantes e a Ucrânia é um grande exportador de milho e óleo de girassol.

“Por sua vez, a Rússia está pronta para ajudar a encontrar opções para a exportação de grãos sem impedimentos, incluindo a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro”, disse o Kremlin.

Ele disse que também informou o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz que a Rússia estava pronta para aumentar sua exportação de fertilizantes e produtos agrícolas se as sanções contra o país fossem suspensas – uma demanda que ele levantou em conversas com os líderes italianos e austríacos nos últimos dias.

A Ucrânia e os países ocidentais acusaram a Rússia de armar a crise alimentar criada pela invasão da Ucrânia, que elevou os preços de grãos, óleos de cozinha, combustíveis e fertilizantes.

A Rússia culpou a situação pelas sanções ocidentais contra ela e na mineração dos portos ucranianos.

O Kremlin disse que Putin também disse que a Rússia está disposta a retomar as negociações com a Ucrânia.

“Foi dada atenção especial ao status das negociações que estão congeladas por causa de Kyiv. O presidente Vladimir Putin confirmou a abertura do lado russo para retomar o diálogo”, afirmou.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.