Uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) discutirá perspectivas e possibilidades para a revitalização do açude Itans, localizado em Caicó, no Seridó potiguar. O debate será nesta sexta-feira 6, no auditório do IFRN do município, a partir das 14h.
A audiência, que tem como tema “Projeto SOS Itans: por uma revitalização desse nosso patrimônio”, é uma iniciativa do deputado estadual Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas na ALRN, e buscará discutir o futuro do Itans, propondo que ele seja reconhecido como patrimônio histórico, cultural e socioeconômico do Seridó.
“É um tema de grande relevância tratar sobre o Açude Itans, com toda a sua história. Construído em 1935, com capacidade de 81 milhões de metros cúbicos, hoje tem menos de 1% do seu volume acumulado e enfrenta uma série de problemas”, destacou o deputado, em entrevista ao Panorama 95 nesta quinta-feira 5. Segundo ele, o professor Carlos Eugênio, idealizador do SOS Itans, sugere que o açude, que já foi essencial para o abastecimento de água de Caicó, seja preservado e utilizado para outras finalidades.
Entre as propostas, estão a reativação do uso do Itans para lazer, piscicultura e agricultura familiar. “O professor apresenta alternativas para que o Açude Itans, quando voltar a receber água, seja utilizado para o lazer, produção de hortaliças e outras atividades que beneficiem a região. É um debate sério, ninguém está impondo soluções, mas propondo estudos responsáveis”, explicou Francisco.
Além disso, questões como a segurança da parede do reservatório e o impacto do tráfego de veículos na RN-118 serão analisadas. “O DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas] foi convidado e realizará estudos sobre a segurança das barragens. Há também a proposta de criar uma rota alternativa para o tráfego pesado, evitando a passagem sobre a parede do açude”, detalhou o parlamentar.
A audiência reunirá representantes do poder público, sociedade civil e órgãos ambientais. “É um momento para ouvir todas as partes e buscar soluções conjuntas. Reconhecer o Itans como patrimônio é valorizar nossa história e promover o desenvolvimento sustentável do Seridó”, concluiu o deputado Francisco do PT.