Janeiro marca o momento em que as metas para o ano já estão definidas e muitas delas incluem o foco na vida saudável. Nesse período inicial do ano, é comum observar academias lotadas, especialmente por iniciantes, já que boa parte das pessoas compartilha o desejo de adotar hábitos mais saudáveis. O começo do ano nas academias é marcado pelas pessoas que estão em busca do “projeto verão” e também de hábitos mais saudáveis.
O AGORA RN conversou com algumas pessoas que já iniciaram o novo ano com novos objetivos. A estudante de 22 anos, Paula Pilar, resolveu inserir o hábito da musculação como parte de sua nova rotina. “Era algo que eu tava postergando muito e sempre colocando alguma desculpa, meu biotipo sempre foi “padrão” mas o cansaço em fazer pequenas coisas estava prejudicando minha rotina. Essa questão de procrastinar estava começando a realmente me afetar, então decidi que estava na hora de colocar o ponto final e realmente começar”, relatou a jovem.

Além dos ganhos estéticos, Paula conta que seus objetivos incluem ter mais disposição e disciplina, de forma que consiga aplicar em outras áreas da vida dela no dia a dia. A estudante conta que os hábitos também se estendem para alimentação. Sobre o gás ser só durante o período de verão, Paula explica que seu desejo é continuar.
“Quero o ano todo, mas sei que é um hábito que tenho que desenvolver, então estou buscando não ser radical e sim me adaptar e ser um pouco melhor a cada dia, seja na alimentação, seja nos treinos”, diz.
A jovem tem aproveitado o incentivo de amigos para se dedicar mais e tornar a novidade em hábito rotineiro em sua vida. A estudante junto com algumas amigas criou um desafio para se impulsionarem. “Não vamos ter o 100% todos os dias, mas a busca por ele sim”, contou. Para quem já treina há mais tempo, notar o aumento do fluxo de pessoas nas academias nessa época é comum. O estudante de direito, Miquéias Abnadabe, 25, conta que todo ano vê isso acontecendo.
“O pessoal tem esses planos loucos de começar o ano treinando forte, projeto verão, projeto carnaval, fortalecer as pernas para as ladeiras de Olinda… Já ouvi de tudo na academia e nas corridas. Mas assim, tende a ser uma fase, quinta após quarta de cinzas, fica tudo normal porque os projetos acabam e as pessoas não têm mais a motivação para treinar ou permanecer no objetivo”, opina.
Diferente de quem está começando em 2024, Miquéias já mantém uma vida ativa há alguns anos. “Se formos falar sério, comecei aos 19 ou 20 anos, indo de quatro a seis vezes por semana, seguindo treinos específicos e acompanhado por profissionais. Nesse período e até hoje, tem sido difícil, porque nem sempre tenho a motivação necessária pra ir pra academia, pra correr na rua ou para fazer o cross, mas prefiro pensar que não é sobre a intensidade do que você faz, mas sobre a constância e compromisso”, relata.

Em relação às metas de começo de ano, o jovem conta que também faz as suas, mas de maneira que consiga cumprir. “Todos os anos faço uma promessa fitness, mas não é aquelas coisas de “vou ficar seco para ir para a praia em janeiro”. Tento fazer coisas acessíveis, por exemplo: Já corro há 5 anos, mas nunca corri mais de 16km, minha meta para 2024 é correr minha primeira meia maratona. Acredito que fazendo micrometas eu não me frustro e sigo melhorando meus objetivos”, esclarece.
Para o estudante, praticar atividades físicas está relacionado a questões de saúde, imunidade, disciplina, alimentação e todos os outros benefícios que a prática pode trazer. O jovem que atualmente pratica corrida, musculação e crossfit, explica que o maior objetivo de seus treinos é aumentar sua qualidade de vida. Para Miquéias, os treinos hoje em dia vão muito além do projeto verão. “Com certeza o ano todo! Um hábito se constrói da repetição, da constância vem a excelência e por aí vai. Então para que eu esteja com o corpo ou o “shape” em dia, eu preciso começar a treinar há vários dias atrás. tipo: para estar bem em janeiro de 2024, eu deveria ter começado em janeiro de 2023!”, explica.
A jornalista Nathallya Macedo também estabeleceu como meta para 2024 a prática de atividade física. “Preciso melhorar alguns indicadores na minha saúde. Também quero treinar para melhorar o corpo, perder alguns quilos e assim alavancar minha autoestima”, diz.
Nathallya conta que já havia tentado treinar antes, mas motivos como preguiça, falta de tempo e de motivação, foram fatores para que ela não continuasse. Porém, para esse ano a jornalista se mostra focada em continuar. “Estou empolgada com essa nova fase”, conta.
Dicas para o projeto verão
O AGORA RN conversou com a profissional de educação física, Isabelly Dantas, que deu algumas dicas para quem está começando agora.
- 1. Defina um objetivo: Estabeleça metas realistas, seja para o carnaval ou outra festividade. Ter um objetivo claro proporciona direção e motivação.
- 2. Renove seu objetivo constantemente: Não hesite em ajustar seus objetivos conforme necessário. A revisão frequente garante que suas metas estejam alinhadas com sua evolução pessoal.
- 3. Crie o hábito de treinar regularmente: A consistência é fundamental. Incorpore a atividade física à sua rotina diária, criando o hábito de treinar regularmente.
- 4. Convide amigos para treinar: Se estiver com preguiça, chame amigos para treinar juntos. O apoio mútuo torna o exercício mais dinâmico e motivador
- 5. Estabeleça metas sustentáveis: Ao planejar seu “Projeto Verão”, defina metas alcançáveis e sustentáveis a longo prazo. Evite soluções rápidas e foque em mudanças duradouras para uma vida mais saudável.