BUSCAR
BUSCAR
Capacitação

Projeto qualifica adolescentes em privação de liberdade no RN

Curso de informática básica será oferecido em unidades socioeducativas de Natal, Caicó e Mossoró. Iniciativa inclui apoio do Sebrae e Senac para inclusão no mercado de trabalho
11/02/2025 | 19:39

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase), em parceria com a Subsecretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Economia Solidária (Setrab), o Senac e o Sebrae, lançou nesta terça-feira 11 um projeto de capacitação profissional voltado a adolescentes em privação ou restrição de liberdade e seus familiares.

A iniciativa oferecerá o curso “Informática básica para o trabalho”, com 120 horas-aula, em unidades socioeducativas de Natal, Caicó e Mossoró.

projeto qualificação
Projeto de capacitação profissional para adolescentes em privação de liberdade no RN é lançado com apoio de Fundase, Setrab, Senac e Sebrae. | Foto: Isabela Santos

O projeto é resultado da colaboração entre os programas Qualifica RN (Setrab) e Educação para o Bem (Senac). Durante o evento de lançamento, o titular da Setrab, George Ramalho, destacou a importância da iniciativa: “Eu acredito em vocês e esse momento é super importante para mim. Se eu puder deixar algo bom para vocês, eu vou ter feito tudo.”

A gerente de articulação interinstitucional da Fundase, Nazaré Davi, ressaltou o desafio da profissionalização e enalteceu as parcerias: “O Sine se disponibilizou a fazer diagnóstico, e a Secretaria de Educação doou 30 notebooks. Essa história vai ficar registrada nas mentes e nos corações de todos nós.”

O Sebrae colaborará com atividades estratégicas de acesso a crédito e empreendedorismo, enquanto o Senac reforçou seu compromisso com o desenvolvimento dos jovens. O diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio, afirmou: “Nosso papel é dar oportunidade ou pelo menos sonhar com aqueles que esperam um futuro melhor.”

O projeto também contará com o apoio de investidores e entidades sem fins lucrativos, que contribuirão financeiramente com um investimento simbólico de R$ 300 por turma. A iniciativa visa ampliar a qualificação profissional e gerar oportunidades para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS