BUSCAR
BUSCAR
Investimento
Projeto do senador Jean em parceria com a Fiern visa beneficiar 13 escolas do RN com usinas de energia solar
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou ao presidente da Federação, Amaro Sales, sobre o potencial eólico e solar no mar, no Estado potiguar
Redação
12/07/2021 | 17:07

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) visitou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, para conversar sobre o projeto Escolas Solares, desenvolvido pelo mandato do parlamentar para parceria com a Federação. O encontro aconteceu nesta segunda-feira 12, na sede da Fiern, em Natal.

Jean destinou emendas de R$ 1 milhão para o desenvolvimento das Escolas Solares. O projeto propõe, de início, a instalação de usinas de energia solar em 13 escolas em diferentes cidades do estado. A ideia é fazer com que essas instituições alcancem uma redução significativa nas suas contas de energia e ainda que essas micro-usinas sirvam de laboratório para os alunos e local de treinamento para formar ou atualizar técnicos na cidade.

“Os estudantes vão poder aprender ciências e tambem conhecer e usar como objeto de análise a montagem e a utilização desses equipamentos, e ainda poderemos criar uma cultura nesses alunos sobre a importância das energias renováveis”, explicou o Senador Jean.

A proposta é de fazer com que os alunos possam aprender sobre o sistema das usinas e sobre energias renováveis dentro das disciplinas básicas curriculares, como Matemática, Física e Geografia. As escolas estão sendo selecionadas mediante critérios técnicos pelo SENAI/RN em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado.

Também participaram da reunião Vilmar Pereira, vice-presidente da FIERN e presidente do Simetal, Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN, e Rodrigo Mello, diretor executivo do CTGAS-ER e do ISI-ER.

O presidente da Fiern, Amaro Sales, afirmou estar feliz com a parceria e agradeceu ao senador. “É muito bom e muito importante trabalhar em geração de energia com quem tem conhecimento sobre o tema, como é o caso do senador Jean”, afirmou.

No primeiro ano, o projeto irá beneficiar mais de 1500 alunos, que terão de oportunidade de utilizar os conhecimentos apreendidos em sala de aula na prática.

As Escolas Solares também poderão ser disponibilizadas para a capacitação de técnicos e instaladores nas cidades.

Medições offshore

Também na reunião, o Senador Jean e Amaro Sales conversaram sobre o projeto articulado pelo parlamentar para medição de potencial eólico e solar no mar, no Rio Grande do Norte e no Amapá. O projeto encontra-se sob formatação com o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Escolas pré-selecionadas para a primeira fase do projeto Escolas Solares:

• Escola Estadual Cônego Luís Wanderley (Natal)
• Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal)
• Escola Estadual Vereador José Moacir de Oliveira (São Gonçalo do Amarante).
• Escola Estadual Santos Dumont (Parnamirim)
• Escola Estadual Rosa Pignataro (Nova Cruz)
• Escola Estadual Professora Maria Rodrigues Gonçalves (Alto dos Rodrigues).
• Escola Estadual Professora Clara Teteo (Macau)
• Escola Estadual Monsenhor Honorário (Pendências)
• Instituto Vivaldo Pereira (Currais Novos)
• Escola Estadual Aida Ramalho (Mossoró)
• Escola Estadual Professora Maria Zenilda (Apodi)
• Escola Estadual Francisco De Assis Bittencourt (João Câmara)
• Escola Estadual Professora Calpurnia Caldas de Amorim (Caicó)

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.