BUSCAR
BUSCAR
Novidade
Programa Papo de Fogão mapeia a gastronomia raiz de feiras, mercados e ruas de Natal
Série de programas apresentados pelo chef e publicitário Fernando Amaral percorre a cidade através dos sabores da culinária de raiz e seus fazedores. A série conta com patrocínios da Prefeitura de Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center
Redação
22/07/2021 | 12:14

Uma das maneiras de se conhecer o povo de um lugar é pela comida, e nesse quesito as feiras e mercados são um convite à memória gustativa e familiar. Nesses locais ainda se oferece uma culinária popular de raiz que tem sustança, tempero e herança. É sobre elas que a série “Papo de Fogão” vai se debruçar a partir do dia 1º de agosto, pelo canal no Youtube do programa e também pela TV Tropical e Band Nordeste. O programa é idealizado e apresentado pelo publicitário Fernando Amaral. Será exibido aos sábados pela Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h) e aos domingos na TV Tropical de Natal (10h).

“Papo de Fogão Raiz – Feiras, Mercados e Ruas” é patrocinado pela Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center. Serão dez programas, um a cada mês, onde o espectador vai conhecer as receitas, ingredientes, iguarias e histórias de quem cozinha essa comida de raiz ainda muito apreciada pelo natalense, seja o consumidor, frequentador ou trabalhador desses espaços de comércio tradicional da capital. “A comida de mercados e feiras tem no tempero um de seus segredos, são comidas muito saborosas e feitas com amor”, disse o idealizador do programa, Fernando Amaral.

A princípio foram inseridas as principais feiras e mercados de Natal. Estão mapeados o Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, Quintas, São José e Rocas. Também foram inseridos, no quesito ruas, o quiosque Bar Pernambuco, no Canto do Mangue, e um setor na cidade que também se destaca por esta culinária raiz, a região do Beco da Lama e adjacências.

Segundo a produtora executiva Danielle Brito, o “Papo de Fogão” vai tratar não apenas das comidas das principais feiras e mercados de Natal, mas um pouco da história dessas pessoas que fazem a gastronomia raiz no ambiente no qual estão consolidadas, identificando os locais e seu potencial cultural e turístico. “Será um programa voltado para esse fazer culinário mais popular, aqueles sabores que a gente já não encontra tão fácil. Então o olhar do Papo de Fogão será voltado para esta gastronomia e seus fazedores, essas cozinheiras e cozinheiros que a gente não conhece e estão nas feiras da cidade”, comentou.

programa
Apresentação fica por conta de Fernando Amaral. Foto: Divulgação 

Iguarias

Chambaril, carneiro, galinha, tapioca no coco com peixe frito em fogo de barro e ginga com tapioca são alguns pratos que terão suas receitas mostradas no programa. A cada episódio, novos personagens vão estar inseridos com suas receitas, modos de fazer e suas histórias. Também traz o componente turístico. Exemplo é o Mercado da Seis, que é conhecido pelas cestarias, cerâmicas, objetos de couro e barro, além de temperos, frutas e verduras.

“A gente vai desmistificar essa ideia de que comida de mercado e de feira não é saborosa e preparada com cuidado e capricho. Um exemplo que podemos mostrar é seu Pernambuco, que está há 65 anos em seu ponto no Canto do Mangue fazendo uma comida bem feita, saborosa, com segurança alimentar e os modos de fazer herdados de gerações remotas. Os mercados são frequentados no mundo inteiro, e no programa a gente quer quebrar esse paradigma”, disse o apresentador.

Levantamento e livro de receitas

O “Papo de Fogão Raiz” também pretende contribuir com um olhar mais sensível para esta gastronomia. Uma das observações da equipe durante a pesquisa, no levantamento de campo, é que houve uma diminuição do grande número de pessoas que faziam comida nas feiras, se levar em consideração o cenário de 15 anos atrás. “A pesquisa também identificou que tem pessoas que atuam em várias feiras, fazem a chamada ‘Cozinha das Rocas’, ‘Cozinha do Carrasco”, que é uma coisa a se refletir”, disse a produtora Danielle Brito.

O fruto desse trabalho também vai gerar um livro com as principais receitas, trazendo um conteúdo iconográfico através da história desses mercados e desses cozinheiros. “Um ensaio que vai refletir, em cima de pesquisa bibliográfica, essa diminuição que a gente está vendo entre cozinheiros de feiras”, explicou.

Programa Papo de Fogão – Mercados, Feiras e Ruas de Natal estreia no dia 31 de julho, com exibição aos sábados pela Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h) e aos domingos na TV Tropical (10h).

Equipe

Apresentação: Fernando Amaral Direção: Augusto Lula
Produção Executiva: Danielle Brito
Assistente de Produção: Raquel Lucena
Assessoria de imprensa: Cinthia Lopes

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.