BUSCAR
BUSCAR
Destaque
Professora da rede municipal é selecionada para intercâmbio no Canadá
Resultado final da seleção foi publicado na edição dessa quarta-feira, 2, do Diário Oficial da União. Junto com a professora do município de Natal, outros 102 professores brasileiros de escolas públicas, concursados, de todas as regiões, atuantes da Educação Básica em sala de aula, foram selecionados para a capacitação no Canadá
Redação
04/09/2020 | 13:38

A professora da Rede Municipal de Ensino de Natal, Sthela Cristina de Medeiros Gomes, foi selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Graduada em Artes, leciona na Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, no bairro de Felipe Camarão, e integra a equipe de assessores pedagógicos do Departamento de Ensino Fundamental. Ela foi classificada em 3º lugar na região Nordeste.
 
O projeto “Brinquedos e Brincadeiras: A Arte Entrelaçando Escola e Família” foi o grande responsável pela classificação da professora. “É um projeto de Artes que se relaciona com o brincar, trazendo a reflexão do papel deste na nossa vida e na sociedade, dialogando sobre regras, respeito a si e ao outro, integrando escola e família. Não é somente o mero brincar, mas um ensino de Artes contextualizado e consistente com base na realidade local e comum, promovendo aprendizagens pelos brinquedos e brincadeiras, proporcionando o desenvolvimento artístico, cognitivo e cultural, favorecendo a interação social saudável e a construção de laços afetivos. Além de ter deixado alguns produtos artísticos, como, por exemplo, desenhos, brinquedos e até uma dança construída como resultado de um processo que pode ser multiplicado como conhecimento”, relata Sthela.
 
O resultado final da seleção foi publicado na edição dessa quarta-feira, 2, do Diário Oficial da União. Junto com a professora do município de Natal, outros 102 professores brasileiros de escolas públicas, concursados, de todas as regiões, atuantes da Educação Básica em sala de aula, foram selecionados para a capacitação no Canadá. Além da divisão por regiões, os candidatos também foram divididos nas categorias: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Acompanho frequentemente os editais da Capes. Nesse edital, constatei que possuía todos os requisitos e me inscrevi online para concorrer nas vagas disponíveis para o Nordeste, na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio, mas nunca tive oportunidade. O bom de agora é que, além de ter essa experiência em outro país, estarei fazendo isso aliado ao ofício que amo, que é a educação”, destaca.
 
No Canadá, os professores terão aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão da sala. O curso dura oito semanas, com acesso a conhecimentos e inovações pedagógicas. Os selecionados terão direito à passagem aérea internacional (ida e volta), ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no trajeto aeroporto-universidade-aeroporto, curso de formação, material didático e alojamento.  Como contrapartida, os profissionais têm o compromisso de atuarem como multiplicadores quando solicitados pela Capes ou pelas secretarias de educação às quais estiverem vinculados. Devem, ainda, formular um projeto de intervenção pedagógica a partir da experiência, a ser desenvolvido nas escolas em que atuam, conforme está explícito no edital da Capes. O início das atividades no Canadá está marcado para a segunda quinzena de maio de 2021, mas depende do desenrolar da pandemia da Covid-19.  
 

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.