O professor goiano Danilo Neves Pereira, de 35 anos, que estava desaparecido em Buenos Aires, na Argentina, foi encontrado morto após dar entrada em uma unidade de saúde da capital. O caso ganhou repercussão após dias de buscas iniciadas por familiares e amigos.
Segundo informações divulgadas pela imprensa argentina e confirmadas pela TV Anhanguera, Danilo foi localizado na manhã desta segunda-feira 20 no Hospital Ramos Mejía, onde estava registrado como não identificado. Ele havia desaparecido na madrugada do dia 14 de abril.

De acordo com a imprensa local, o professor participou de um encontro em um apartamento na Avenida de Mayo, com uma pessoa que conheceu por meio de um aplicativo. Não há informações sobre quem seria o contato.
Horas após o encontro, Danilo deu entrada na unidade de saúde com um quadro de descompensação e morreu na quarta-feira 15.
Antes do desaparecimento, ele havia informado a um colega, por mensagem, que iria ao encontro e enviou o endereço do local. Após deixar de responder e não publicar mais nas redes sociais, amigos e familiares iniciaram mobilização para localizá-lo.
O Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires acompanha o caso. “No momento, está em curso o processo de autópsia e reconhecimento”, informou em nota.
A Polícia Civil de Buenos Aires foi procurada para comentar o caso, mas não houve retorno até a última atualização.
Em nota, o Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás (UFG) lamentou a morte do professor, que atuou na unidade de 2010 a 2022. “Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a educação, pelo profissionalismo e pelo respeito com que conduzia seu trabalho”, publicou.
Danilo Neves Pereira morava na Argentina havia cerca de seis meses. Ele atuou por 12 anos como professor de inglês no Centro de Línguas da UFG e estava na fase final do doutorado em linguística aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o amigo Diego Machado, o professor pretendia defender a tese em breve. “Ele defenderia a tese de doutorado dele agora, daqui a um mês”, afirmou.
Danilo morava sozinho em Buenos Aires e tinha dois colegas como rede de apoio. Além da atuação acadêmica, também era artista e interpretava a drag queen “Zelda, The Queen” no Brasil.