BUSCAR
BUSCAR
Representatividade
Primeira voz trans do Rio Grande do Norte
Thabatta Pimenta teve 267 votos e vai ocupar uma das nove cadeiras na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas. Ela prometeu que vai usar o futuro mandato para lutar pelas minorias
Nathallya Macedo
23/11/2020 | 06:11

“E sse arco-íris vai viver e fazer com que as pessoas aprendam a conviver”. É com essa convicção que Thabatta Pimenta comemora uma vitória histórica para a comunidade LGBTQIA+. Ela se tornou a primeira mulher trans eleita vereadora no Rio Grande do Norte nas eleições municipais 2020. Concorrendo pelo Pros, Thabatta recebeu 267 votos e vai ocupar uma das nove vagas na Câmara de Carnaúba dos Dantas. A vitória foi repercutida nacionalmente nos últimos dias.

Thabatta tem 28 anos e trabalha como locutora em uma rádio local há pouco mais de uma década. “Recebi esse espaço há 11 anos e sou muito grata. Sempre digo que nós só precisamos de oportunidades para sair de lugares marginalizados. Podemos ser vereadoras, médicas, professoras”, contou ela, em entrevista ao Agora RN.

A jovem sempre soube que era mulher e contou com o apoio da família, porém, os episódios de preconceito foram constantes fora de casa. Por ser uma pessoa trans, ela foi bastante perseguida durante a campanha eleitoral. “Sofri muito, mas já passei por tanta coisa nessa vida que esses ataques só me deram mais força para continuar. Mostrei que sou capaz de fazer a diferença e Carnaúba deu a resposta, um voto de confiança”.

Mandato de Thabatta também levará voz às pessoas com deficiência

Além da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, Thabatta pretende lutar pela inclusão das pessoas com deficiência. “Meu irmão Ryan tem paralisia cerebral e não merece ser excluído. Ele foi o principal motivador dessa minha jornada na política. Meus projetos serão pautados em cima desses assuntos e espero que, em breve, Carnaúba seja reconhecida pela acessibilidade”, disse.

Em prol da representatividade, ela planeja continuar trabalhando na área da comunicação e vai seguir ocupando a política. “Na rádio e nas redes sociais, posso levar minha voz para uma grande quantidade de aliados. Na política, vou lutar com unhas e dentes pelas minorias. Serei transparente e contarei a todos tudo que acontecer na Câmara. As pessoas já querem que eu seja candidata a deputada, mas meu desejo é começar ajudando a minha cidade”.

Grata pelo resultado nas urnas e ansiosa pelas conquistas que ainda estão por vir, Thabatta deixa uma mensagem direcionada à população LGBTQIA+: “A vitória não é só minha, é de todos. Ainda vamos levar muitos ‘nãos’ ao longo da vida, mas temos que erguer a cabeça diariamente. Acredito que vamos dominar o mundo. Vamos à luta porque não nos calarão. Agora é nossa vez!”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.