BUSCAR
BUSCAR
Rússia x Ucrânia
Presidente russo está “furioso” porque previa domínio “fácil” da Ucrânia, diz jornal
Informação foi trazida por supostos documentos da inteligência ucraniana que detalham falta de planejamento russo
Metrópoles
27/02/2022 | 11:11

A guerra entre Rússia e Ucrânia entrou no quarto dia, com mais de 3,5 mil soldados russos mortos em combate, segundo o governo ucraniano – um, alega o Kremlin. Ao ver que a invasão não tem sido “fácil” como previa, o presidente Vladimir Putin estaria “furioso” e “fumegante”. A notícia foi publicada pelo Metrópoles.

As informações são de um oficial da União Europeia que afirma ter tido acesso a documentos da inteligência ucraniana. Riho Terras, membro do Parlamento Europeu, detalhou o suposto conteúdo no Twitter.

Os russos teriam falhado em elaborar um plano tático, conforme o relato, com escassez de armamento.

Além disso, ainda segundo as afirmações de Terras, as próximas armas russas só podem ser fabricadas em cerca de quatro meses devido à falta de materiais necessários – esses recursos eram previamente fornecidos por Eslovênia, Finlândia e Alemanha, sofrendo cortes após a invasão.

“Ele pensou que toda a guerra seria fácil e tudo estaria terminado entre um e quatro dias”, escreveu Terras.

Caso a Ucrânia consiga conter as tropas russas durante 10 dias, diz Terras, a Rússia será forçada a entrar em negociações.

Conflito se intensifica na Ucrânia

A Ucrânia viveu nesse sábado (26/2) os momentos mais críticos desde o início dos ataques russos. O terceiro dia de confronto atingiu civis em vários pontos de Kiev.

Putin ordenou uma “ofensiva total” contra a Ucrânia. Houve ainda a aproximação de tropas russas da usina nuclear de Zaporizhzhia, cidade distante 560 quilômetros de Kiev. A situação deixou o governo ucraniano em alerta máximo. Os militares já controlam a icônica Chernobyl, palco de um grave acidente em 1986.

A Rússia não saiu totalmente ilesa. A comunidade internacional fez movimentações político-diplomáticas importantes. A principal delas foi a exclusão de bancos do país do principal sistema bancário global, conhecido como Swift.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.